Entre mudanças em Angola, filhas de José Eduardo dos Santos reagem online

16 de novembro de 2017 585

Achegada de João Lourenço à presidência de Angola já se faz sentir, menos de dois meses após ter sido empossado. Que o diga o clã dos Santos.

À saída de José Eduardo dos Santos (na imagem) da presidência, têm-se seguido exonerações de filhos do antigo presidente. 

O destaque vai para o afastamento de Isabel dos Santos da poderosa petrolífera Sonangol.

Outros filhos da antiga figura principal do regime, porém, não escaparam a estas mudanças.

'Tchizé' dos Santos, outra das filhas de José Eduardo dos Santos, foi afastada da televisão Estatal.

No Facebook, 'Tchizé' dos Santos publicou uma imagem no Facebook que inclui um versículo da Bíblia, do Livro de Mateus.

Nos comentários à publicação, entre críticas e elogios, há quem fale da atual situação de Angola e faça referência a este afastamento.

Isabel dos Santos, que foi ontem exonerada da Sonangol, não fez nenhuma publicação referente ao seu afastamento. Mas tem publicações que estão também a ser lidas como reação a estas mudanças. 

Uma das publicações data de há seis dias e cita uma frase atribuída ao filósofo grego Aristóteles mas que outras páginas atribuem a um outro filósofo, o norte-americano Elbert Hubbard (1856-1915). "Há apenas uma maneira de evitar críticas: não faça nada, não diga nada, e não seja nada". 

 

Saliente-se que, embora só ontem tenha sido conhecida a decisão de exoneração de Isabel dos Santos da Sonangol, já tinham surgido nas últimas semanas rumores e até notícias que davam conta desse possível afastamento. Tal, porém, só ontem foi confirmado.

Na Sonangol Isabel dos Santos será substituída por Carlos Saturnino. Na televisão estatal, além de 'Tchizé' dos Santos, também José Paulino dos Santos 'Coreon Du', filho do antigo presidente, foi afastado.