Governo lança programa para revitalizar bacias hidrográficas do Brasil

2 de janeiro de 2021 425

O governo Jair Bolsonaro lançou o programa “Águas Brasileiras”, com o objetivo de ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo. 

O programa também busca fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou:  

“A água está presente em tudo. É um elemento essencial para vida e também um diferencial estratégico para o Brasil. Se preservada e explorada de maneira correta, é decisiva para a competitividade do País no exterior.” 

E ressaltou: 

“O Brasil precisa cuidar cada vez melhor de suas fontes hídricas para que seja possível a todos terem acesso em quantidade e qualidade suficientes para o consumo e as atividades econômicas, no presente e para as próximas gerações. Cuidar das nossas águas resulta em cuidar do presente e do futuro do Brasil.” 

 O programa “Águas Brasileiras” busca alavancar iniciativas de recuperação de áreas degradadas com o uso de tecnologias avançadas, em parceria com o setor produtivo rural.  

Também visa consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), avançar nos mecanismos de conversão de multas ambientais e pagamentos por serviços ambientais e aprimorar medidas de gestão e governança que garantam segurança hídrica em todo o País. 

Marinho apontou:  

“A ferramenta vai permitir uma atuação sinérgica entre o Governo e o setor privado na agenda da sustentabilidade e de segurança hídrica.” 

E completou: 

“Apoiar a agenda de revitalização de bacias hidrográficas já é parte da estratégia de sustentabilidade de muitas empresas brasileiras que associam o patrocínio de projetos à sua atividade econômica e ao ganho de imagem junto à sociedade. Além disso, a agenda verde permite o acesso a mercados consumidores e financeiros que são hoje fortemente influenciados por questões ambientais e sociais.”