IBGE promove varredura em municípios de Rondônia, prefeitos e vereadores devem dar cobertura aos recenseadores, Operação Reforço Policial em Porto Velho
Censo – A apresentação de um esboço de como será o senso demográfico realizado em 2022 não agradou a boa parte dos municípios de Rondônia. Porto Velho, que esperava população acima de 600 mil pessoas apresentou um resultado inicial de 461.748 moradores. A atualização em 2021 apresentou 548.748 habitantes. O mesmo ocorreu em outros municípios do interior do Estado. Com a redução na população, os municípios perdem em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como Porto Velho, Vilhena e outros municípios. É importante destacar, que dois fatores contribuíram para uma provável distorção nos resultados apresentados previamente pelo IBGE. Um deles a violência que cresceu muitos nos últimos meses, desde o início da campanha política de 2022. Isso colaborou para a resistência dos moradores em abrir as casas para atender os recenseadores, mesmo identificados.
Varredura – Até o próximo dia 31 o IBGE estará promovendo uma varredura nos municípios que não tiveram uma cobertura mínima esperada no Censo 2022, por uma série de fatores, alguns já citados. Porto Velho, Cujubim, Ji-Paraná e Pimenta Bueno estão passando por uma nova etapa. Os recenseadores estão todos uniformizados com colete de identificação, boné do Censo, Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e crachá. É importante que prefeitos e vereadores das cidades onde está sendo feita a varredura, ajudem na divulgação do trabalho dos recenseadores e, se necessário for, garantir segurança para que os servidores do IBGE possam trabalhar com tranquilidade e a população ser questionada com segurança.
Segurança – Aos poucos os organismos de segurança do Estado, as policias Civil e Militar vão se adequando e inibindo a violência e a criminalidade em Porto Velho, assustadoras nos últimos meses. A realização da Operação Reforço Policial, iniciada na terça-feira (21) com policiamento ostensivo-preventivo em locais diferentes e alternados visa reduzir a violência e a criminalidade que cresceram de forma preocupante nos últimos meses. Alternando com constância os locais de abordagens, os policiais agem com rapidez e eficiência na checagem de documentos pessoais e dos veículos, o que garante segurança para a população, pois quem é pessoa de bem sempre está documentado assim como seus veículos, e os marginais ficam inibidos devido à ação ostensiva das polícias.
Segurança II – A presença de maior número de policiais às ruas, além de inibir a marginalidade, aumenta a sensação de segurança da população, que vive em constante sobressalto devido a escalada da violência. O trabalho da polícia de forma mais efetiva, pode resultar em maior eficiência na prevenção e repreensão ao crime, segundo o coronel Robinson Brincalhão, que comanda o Policiamento I. Com maiores e mais intensas abordagens policiais se evita delitos como furtos e roubos, ou reduz, como já foi possível notar, após o início da operação, pois inibe as ações criminosas dos marginais, que preocupam e assustam a população. A expectativa é que as abordagens continuem regularmente, pois a criminalidade é crescente e a população está em constantes sobressaltos.
Mulheres – O auditório da sede da OAB-RO em Porto Velho esteve lotado na manhã de hoje (27) na abertura do seminário "Novas perspectivas para a Administração Pública na Visão Delas". A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ ministrou palestra com o tema “A evolução da Jurisprudência do STJ sobre direito administrativo”. A primeira dama do Estado e secretária de Estado de Ação Social, Luana Rocha representou o governador Marcos Rocha (UB), e a deputada estadual e primeira dama de Porto Velho, Ieda Chaves (UB-PVH), o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota-PVH).
Respigo
Apesar de Rondônia ter na atual legislatura (11ª) cinco deputadas estaduais das 24 vagas existentes na Assembleia Legislativa, a expectativa é que o número cresça nas próximas eleições. Ieda Chaves (UB) é de Porto Velho, Gislaine Lebrinha (UB) de São Francisco do Guaporé, Rosângela Donadon ((UB) Vilhena, Cláudia de Jesus (PT) de Ji-Paraná e Taíssa Sousa (PSC) de Guajará-Mirim +++ As mulheres lideram o colégio eleitoral nacional com 52,45% dos eleitores. Em Rondônia Elas também estão à frente, com 51,13% dos eleitores no Estado +++ As mulheres também são mais da metade dos servidores públicos municipais, estaduais e federais no Brasil. Elas representam 53,6% do sistema público +++ Apesar de acontecer somente no próximo mês de maio (22 a 27), a Rondônia Rural Show Internacional já movimenta a região. O governo do Estado, que promove a RRS, está realizando um amplo trabalho de infraestrutura no Centro Tecnológico Vandeci Rach, local da mostra, considerada a maior e mais importante do Norte do País onde são esperadas cerca de 230 mil pessoas durante os seis dias de exposição e mais de 630 expositores.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
