Jorge é doente de risco e tem 46 anos. Não foi vacinado porque pesa 19 kg
Jorge Dias tem 46 anos e faz parte do grupo de risco da Covid-19. Sofre de artrite reumatoide infantil e é doente renal. Contudo, por pesar cerca de 19 kg, o peso médio de uma criança de 5 anos, não foi vacinado contra a doença.
À TVI24, o homem, natural da cidade do Porto, revelou que, há um mês, chegou a sua vez de ser vacinado, na clínica de hemodiálise onde é acompanhado, e o médico decidiu que o melhor era não ser, por medo dos efeitos adversos.
“Lá na clínica onde eu faço hemodiálise foi dada a vacina a todos doentes menos a mim. Os médicos aconselham a que eu não tome porque, apesar de ter o sistema imunitário de adulto, o meu peso é de criança”, contou.
Contudo, a médica de família tem outra opinião. Considera que é um doente de risco elevado e por isso recomenda a vacina contra a Covid-19, o que deixa Jorge entre a espada e a parede.
“Há aqui um contrassenso, o médico da diálise diz que eu não posso tomar e, por outro lado, dizem que estou na lista para tomar. Estou aqui num dilema”, afirma.
A resposta a Jorge não é unânime, alguns especialistas dizem que as doses das vacinas devem ser adequadas à idade e ao peso, outros dizem que não há contraindicação à vacinação nestas situações, tal como é o caso da ARS Norte.
“As vacinas contra a Covid-19 aprovadas para utilização na UE têm indicação para administração na idade adulta, não existindo qualquer contraindicação à vacinação nestas situações”, esclareceu a autoridade em resposta ao canal de Queluz.