Kelvin Gastelum exibe cinturão e diz ser o novo campeão peso-médio do Ultimate

10 de fevereiro de 2019 341

Foto Raphael Marinho

Kelvin Gastelum fez uma auto-proclamação na noite deste sábado. Com Robert Whittaker, campeão do peso-médio (até 84kg) fora da luta principal do UFC 234 após descobrir uma hérnia no abdômen, o americano chegou na sala de imprensa durante o evento com o cinturão pendurado no ombro e garantiu: é o novo dono da categoria e já planeja enfrentar o próximo desafiante em breve, apesar de se esquivar quando questionado se o anúncio era oficial por parte da organização.

- Esse cinturão é meu. Eu conquistei. Vim até aqui, atravessando milhares de milhas desde casa e bati o peso. No meu mundo, no mundo do wrestling, se um cara aparece e bate o peso, e por alguma razão seu adversário não aparece para lutar, quem aparece vence. Eu venci. Eu falei quando estava vindo para cá que eu queria fazer a divisão voltar a andar. Já faz um ano que esse cinturão não é disputado. Quero defender meu cinturão o máximo de vezes que eu puder. O cinturão está aqui, não está? Agora o UFC decide se quer remarcar a luta ou se vai me dar o vencedor da luta principal de hoje. Ninguém me deu nada. Eu conquistei o cinturão. Eu apareci para lutar e bati o peso. Ele não compareceu. Eu venci. Sou o campeão mundial. Se o UFC quiser que eu faça uma encarada com o vencedor da luta principal, eu faço sem problemas. Estou pronto para lutar agora! - disparou.

Gastelum contou que soube na manhã de domingo em Melbourne (noite de sábado no Brasil) que Whittaker estava fora da luta e desejou boa recuperação para o neozelandês, mas afirmou que pretende enfrentar o vencedor de Israel Adesanya x Anderson Silva, que agora é a luta principal do UFC 234.

- Um membro do UFC apareceu na porta do meu quarto e me deu a notícia de que Robert tinha tido um problema e estava fora da luta, e, como a pesagem já tinha acontecido, estavam tentando conseguir uma luta para mim. Não havia a possibilidade de Donald Cerrone ou qualquer outro lutador substituí-lo, porque a Comissão Atlética não permitiria. Fiquei devastado. Comecei a chorar quando me disseram. Era mais ou menos 5h30 da manhã. O treinamento para uma luta como essa te deixa afastado de toda a sua vida. Foi o camp mais duro da minha vida. Ver essa oportunidade ser tirada de mim é muito duro. Agora eu quero ir para casa amanhã e ficar junto da minha família e dos meus amigos. Espero que Robert se recupere logo. Vou assistir à luta do Anderson Silva para ver quem é o próximo desafiante.

O americano também explicou a declaração de que agora é o novo campeão do peso-médio do Ultimate e disse que espera ser reembolsado pela companhia dos gastos que teve nesta preparação para o UFC 234.

- Eu sou o campeão. É como eu disse: no meu mundo, no mundo do wrestling, eu bati o peso e o meu adversário não apareceu para lutar. Eu venci. Eu sou o vencedor. Sou o campeão. Espero que Robert se recupere bem e, quando estiver pronto, eu posso colocar meu cinturão em jogo contra ele. Gastei aproximadamente US$ 50 mil neste camp. É muito dinheiro, mas Dana me disse que o UFC cuidaria de mim. Ainda não falamos de valores, mas espero ser compensado por tudo que gastei para me preparar.

Por Edgar Alencar, Marcelo Russio e Raphael Marinho — Direto de Melbourne, Austrália