Líder islâmico ameaça “guerra” por causa da embaixada dos EUA em Jerusalém

2 de março de 2018 453

Após o anúncio da mudança da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, que será realizada em 14 de maio, o Grande Mufti da Autoridade Palestina advertiu sobre o possível início de uma guerra, devido ao movimento do Departamento de Estado dos EUA.

Muhammad Hussein, que atua como a maior autoridade religiosa na Palestina desde 2006, disse que a transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém será um “ataque flagrante contra árabes e muçulmanos em todo o mundo”.

De acordo com uma publicação do jornal oficial da Autoridade Palestina, Al-Hayat al-Jadida, o Grande Mufti enfatizou que a mudança “não promoverá a paz e a segurança na região, mas causará desastres de guerras, anarquia e instabilidade”.

 

Ele ainda encorajou os palestinos e os muçulmanos a usar violência e martírio. “Os habitantes de Jerusalém e todos os palestinos, árabes e muçulmanos não se submeterão a este flagrante ataque e sacrificarão tudo o que são estimados para enfrentar a teimosia americana“, diz a publicação.

Em uma declaração feita no domingo (25), o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestina classificou a embaixada como uma agressão direta, provocativa e um golpe contra árabes e muçulmanos.

O Conselho Nacional Palestino também chamou o anúncio dos Estados Unidos de “provocação flagrante contra o desejo internacional, árabe e islâmico”.

 

A inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém ocorrerá no Dia da Independência de Israel, em 14 de maio. A decisão vem depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconhecer Jerusalém como a capital da nação judaica e decidiu mudar sua embaixada em Tel Aviv.

A embaixada em Jerusalém será gradualmente transferida para as instalações do consulado dos EUA que já existe no bairro de Arnona, na região sul da cidade. A previsão é que até o final de 2019, um novo anexo da embaixada será aberto no complexo de Arnona.

Com informações de Palestian Media Watch