Maurício tem condições legais para concorrer, Expedito prepara candidatura ao governo, Confúcio Moura senador pelo PDT
Vice – Recentemente foi noticiado, aqui na coluna, que o jovem Maurício Carvalho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Porto Velho poderia candidatar-se a vice do pré-candidato a governador, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Várias pessoas contataram com a coluna dizendo que Maurício não tem 30 anos e não poderia ser candidato a vice. Engano. Ele completará 30 anos no dia 25 de junho próximo e portanto, tem condições de candidatar-se a vice ou a governador. Só não pode aspirar ao Senado.
Vice II – Não há dúvidas que Maurício é um nome a vice que todo candidato gostaria de ter: bom de voto (2.793 em 2016) e com amplo espaço junto a juventude da capital. Ele só não somaria no caso de o candidato a governo for de Porto Velho. Os pré-candidatos ao governo Acir Gurgacz (PDT), Maurão de Carvalho (PMDB) e o senador Ivo Cassol (PP), que está inelegível, que são do interior teriam em Maurício um ótimo nome a vice. Ele não influenciaria, em parte, no caso de compor com pré-candidatos de Porto Velho, como os advogados Jackson Chediak, do PCdoB e Marcos Pereira. do PT e o empresário Pimenta de Rondônia do Psol.
Governo – Crescem os comentários que o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB irá disputar o governo do Estado nas eleições deste ano. Como o senador Ivo Cassol está inelegível, e deverá sofrer mais uma condenação em primeira instância em breve, acabando de vez com sua pretensão de disputar a sucessão do governador Confúcio Moura (MDB), Expedito, que é da cozinha de Cassol é a bola da vez. Quem viver verá...
Senado – Na passagem por Porto Velho na última semana o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) manteve contato com vários políticos da capital. A todos deixou a nítida impressão, que estará participando das eleições de outubro próximo. Não teria negado, que deverá deixar a prefeitura no início do próximo mês de abril, para disputar uma das duas vagas ao Senado. Há quem aposte que Jesualdo deverá formar parceria com o governador Confúcio Moura.
Senado II – Não há dúvida que uma dobradinha Jesualdo e Confúcio tem forte representatividade política, mas como ficará o governador com o seu partido, o MDB? Na última semana as informações nos bastidores é que o MDB terá uma chapa “puro sangue” ao Senado: Valdir Raupp à reeleição e Confúcio. Uma informação de fonte plenamente confiável é que Confúcio já estaria com ficha de filiação assinada no PDT, que já tem parceria com o PSB de Jesualdo. A turbulência na política do Estado é grande.
Respigo
A oposição diz que Expedito Júnior é quem dá as cartas na administração pública de Porto Velho. Ele já está sendo taxado de “Prefeito Ad hoc” do município +++ A rua Duque de Caxias, em Porto Velho, paralela a Carlos Gomes, área central agora tem mão única e é preferencial da avenida Jorge Teixeira (BR 364). É que a partir de hoje (29) a Duque de Caxias é corredor de ônibus +++ A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) já colocou semáforos em pontos mais críticos, mas como toda as ruas que cruzam a Duque de Caxias é de movimento intenso é necessário cuidado maior. Sinalizar, fiscalizar, orientar, além de irresponsabilidade de motoristas e principalmente motoqueiros são os maiores problemas do trânsito na capital. Quem for trafegar às imediações deve se precaver, para se evitar acidentes.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica