Nível do Rio Madeira é o menor nos últimos 50 anos, governador Rocha tem encontro com Lula em Brasília, União Brasil e PL mudam de mãos em Rondônia
Madeira – O nível do Rio Madeira atingiu na manhã de hoje (28) 1,38m, o menor dos últimos 50 anos; A navegação noturna está suspensa há tempo e a diurna limitada a cargas mínimas das embarcações, porque a longa estiagem está provocando situação dramática para quem depende dos rios, que são muitos na Amazônia com sérios prejuízos para a economia regional e fomentar uma situação social das mais delicadas. Em 2023 a região passou por situação crítica, em razão da seca e, a previsão para este ano era de estiagem ainda maior, o que de fato está ocorrendo. Além dos rios secando e a navegação a cada dia mais complicada a população ribeirinha sendo a mais atingida, porque até os poços secaram, além do abastecimento de alimentos, que está comprometido devido aos rios, a maioria, praticamente secos.
Governador – A situação da seca em Rondônia é tão delicada, que o governador Marcos Rocha (UB), que está em Brasília deste o início da semana, manterá contato com o presidente Lula da Silva (PT), na quinta-feira (29), para tratar do assunto. Além da estiagem, Rocha disse que vai “levar para ele (Lula) as demandas para o nosso Estado, aquilo que vocês me pediram e me pedem o tempo inteiro, através das redes sociais, como a nossa regularização fundiária, a nossa ponte binacional em Guajará-Mirim, a duplicação da BR 364, e também o alfandegamento da nossa região portuária”, disse Marcos Rocha.
União/PL – Há quem aposte, que um conhecido político de Rondônia, da área federal, estaria disposto a assumir o comando dos dois partidos políticos em Rondônia. É importante destacar, que a maioria, ou quase a totalidade dos partidos políticos, aqueles que realmente têm representatividade na Câmara Federal, porque são a garantia de mais recursos para as campanhas eleitorais, como a deste ano, quando serão eleitos, em outubro próximo prefeito, vice e vereador trabalham este ano para eleger prefeitos e vereadores e garantir força política para daqui a dois anos. O foco, são as eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026.
Governador – A mobilização do político, que pretende trazer para o grupo o UB e o PL, presididos em Rondônia pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Gonçalves e senador Marcos Rogério, respectivamente é intensa junto as bases dos partidos na capital e no interior, pois os filiados de as siglas já estão sendo preparados para as eleições gerais de 2026, tendo como meta o Governo do Estado. Fonte segura e muito ligada aos bastidores da política, garante que o objetivo do competente articulador político é disputar a sucessão estadual do próximo ano, e por isso, que o caminho já está sendo pavimentado desde agora, pois prefeitos e vereadores serão fundamentais daqui a pouco mais de dois anos. Como quem chega primeiro sempre bebe água limpa, Júnior Gonçalves e Marcos Rogério que se prepararem para a rasteira. Quem viver verá...
Ji-Paraná – Além da disputa a prefeito de Porto Velho, que tem hoje o maior colégio eleitoral do Estado, cerca de 360 pessoas votaram em 2022, o foco político também está concentrado em Ji-Paraná. É o segundo maior município política, econômica e financeiramente do Estado e tem as eleições concentradas no atual prefeito, Isaú Fonseca (UB), que concorre à reeleição e o deputado estadual Affonso Cândido (PL). O advogado Zenilton Felbeck, do Podemos também está na disputa, mas a expectativa é que as eleições estarão polarizadas entre Isaú e Affonso. O colégio eleitoral de Ji-Paraná está em torno de 100 mil eleitores. Por enquanto, as eleições, ainda, não “estão nas ruas”, mas a previsão é que, a partir do final desta semana os candidatos estarão empenhados na busca do voto abrindo efetivamente a campanha eleitoral.
Respigo
Porto Velho amanheceu com os Céu coberto por intensa fumaça. Hoje (28) mais densa que em dias anteriores +++ As sessões ordinárias na Assembleia Legislativa (Ale), que ocorrem sempre as terças-feiras à tarde e quartas-feiras pela manhã como informamos em colunas anteriores, serão realizadas somente às terças-feiras a partir da próxima semana. Na reprogramação o cronograma excepcional será mantido durante todo o período eleitoral, inclusive no segundo turno +++ O jornalista e bacharel em Direito, Fernando Garcia, de Rolim de Moura é candidato a vereador na sua cidade. Garcia é proprietário do jornal e site Folha da Mata,, pessoa muito conhecida na região e é a segunda vez que busca uma vaga na câmara de vereadores da pujante cidade do interior +++ Rolim já teve governadores (Valdir Raupp e Ivo Cassol), senadores (Raupp, Cassol e Expedito Júnior), deputado federal (Expedito, Marinha Raupp e Luiz Cláudio), deputados estaduais Luiz Cláudio, Mileni Mota e César Cassol e hoje não tem nenhum representante em níveis estadual e federal +++ Bahia e Flamengo jogam hoje às 20h30 na Fonte Nova. No Morumbis jogam São Paulo e Atlético Mineiro (20h30), ambos pela Copa do Brasil.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
