Penacova: Explosão junto a capela faz um morto e vários feridos
Oalerta para a explosão que ocorreu às 12h30 desta quarta-feira junto à Capela de Gondelim, em Penacova (Coimbra)."Todas as quartas-feiras após a Páscoa" aquela região "celebra a sua padroeira", sendo inclusivamente feriado, tal como explicou Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova à RTP 3. Por isso a população encontrava-se a celebrar pelas ruas da localidade.
Segundo informações adiantadas ao Notícias ao Minuto por fontes do CDOS de Coimbra, naquela localidade estava a decorrer uma festa quando ocorreu a explosão que deixou a população alarmada. A explosão deu-se com o material pirotécnico que estava a ser preparado para ser lançado no final da procissão que decorria quando o acidente aconteceu.
O CDOS confirmou que há uma vítima mortal e vários feridos, alguns com gravidade.
A explosão que matou uma pessoa fez ainda dois feridos críticos, três graves e 19 ligeiros (entre os quais cinco crianças)., disse a Proteção Civil aos jornalistas presentes no local.
Apenas um dos feridos críticos necessitou de ser transportado para o hospital de helicóptero.
No local estão 68 meios suportados por 30 veículos, entre os quais estão os Bombeiros de Penacova e de Poiares, a GNR e o INEM. Foi também necessário recorrer-se a três meios aéreos.
[Notícia em atualizada às 15:00]