Pré-candidato de braço dado com o inimigo, coluna Contraponto estreia na sexta-feira, Cassol reluta em coligar com os tucanos
Espião – Um conhecido bajulador e lambe-botas do atual governo (do Estado) sabendo que o reinado está chegando ao fim procura “garantir o futuro”. É visto constantemente, o que nunca ocorreu anteriormente, muito pelo contrário, com um pré-candidato a governador como se fosse um assessor de ilibada confiança. Com certeza está “farejando” o que pode levar para o “Patrão”. Quem conhece o lambe-botas acredita que ele está gravando, não só o que conversa com o pré-candidato, como também de um influente político do Estado. prudência e caldo de galinha...
Coluna – A partir de amanhã (2). pelo menos neste mês de fevereiro o Rondônia Dinâmica estará publicando a coluna Contraponto, editada e assinada pelo jornalista Nilton Salina. O foco será a política regional. Quem conhece o peso do texto do Salina sabe que vem chumbo grosso por aí. Como o ano é eleitoral certamente o jornalista não terá dificuldades para conseguir material para a coluna, que a princípio, será publicada às terças-feiras e às sextas-feiras. Bem vindo.
Segurança – O que se pode esperar de um país, onde o ministro da Defasa, no caso Raul Jungmann admite que o sistema de segurança pública está falido? Segundo o ministro, a “nacionalização” e a “transnacionalização” do crime seriam a razão do crescimento da violência e da criminalidade. Qual a perspectiva de vida de o cidadão que é obrigado a conviver com o medo 24 horas? O país é dominado pelos bandidos, a maioria políticos, que dá guarida e até faz parte de facções criminosas.
PSDB-PP – O “dono” do PSDB de Rondônia, o ex-senador Expedito Júnior só não conseguiu, ainda, formatar uma aliança com o PP do senador Ivo Cassol, porque há um obstáculo difícil de ser superado. Cassol não quer coligar na proporcional, porque sabe que sua irmã, Jaqueline, pré-candidata a Câmara Federal não tem chances, no voto, de superar a deputada federal Mariana Carvalho, que preside o PSDB no Estado e pré-candidata à reeleição.
PSDB-PP II – Mariana Carvalho foi eleita em 2014 com mais de 60 mil votos e foi a terceira mais bem votada do Estado. Na sua frente somente Marinha Raupp, do PMDB, campeão de votos nas últimas eleições e Marcos Rogério, na época no PDT (hoje preside o DEM no Estado), que teve suporte do senador Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado. No caso de uma coligação na proporcional, Cassol sabe que Jaqueline dificilmente tem condições de somar mais votos que Mariana, e, ainda, teria Luiz Cláudio (PR), que buscará a reeleição dividindo os votos do grupo. Ele é da cozinha de Cassol.
Respigo
Uma importante decisão política que seria consolidada no começo do próximo mês de abril, poderá ocorrer na próxima semana. Como o fato está em fase de conclusão e tem uma abrangência enorme é prudente aguardar +++ Podemos adiantar que, no caso de o martelo ser batido as mudanças serão já. E o fato é no campo político +++ Nos comentários sobre o assunto com pessoas ligadas diretamente ao processo político, o argumento é que tudo “é lenda”. Como onde há fumaça há fogo é bom colocar as barbas de molho +++ A partir de amanhã (2) a Companhia de Trânsito da PM iniciará operação especial devido ao Carnaval. O trabalho ostensivo-preventivo será desenvolvido até o próximo dia 17 em Porto Velho +++ O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participou na manhã de hoje (1º) em Ouro Preto do Oeste da solenidade de implantação da unidade de atendimento Empresa Fácil. Na oportunidade foi assinado o Termo de Cooperação.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica