Prefeito reconhece inércia na saúde, pais viajam e político faz festa de arromba na fazenda, ação de Raupp favorece produtores rurais

11 de janeiro de 2018 679

Pesquisas – Os órgãos de comunicação devem cuidar na publicação de pesquisas eleitorais a partir de agora. É que estamos em ano eleitoral e a publicação de pesquisa depende de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Quem tem o hábito de publicar pesquisas especulativas devem se cuidar, pois as multas são pesadas e o responsável, ainda, deverá responder judicialmente. Portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Podemos – O antigo PTN, hoje Podemos vem se organizando na maioria dos estados, inclusive em Rondônia. Recentemente a coluna noticiou que o ex-procurador geral do Estado, Héverton Aguiar, que está entrando na política partidária e pretende disputar cargo eletivo este ano estaria se ajustando para assumir o comando do Podemos em Rondônia. O partido pretende lançar o senador do Paraná, Álvaro Dias a presidente da República e está se fortalecendo nos estados.

Podemos II – O Podemos, que tem Álvaro Dias, o senador mais bem votado do País, com mais de 4 milhões de votos nas eleições de 2014, 77% dos votos válidos, nome de expressão para disputar a sucessão de o presidente Michel Temer em outubro próximo se organiza em Rondônia. Além de Héverton como pré-candidato a governador, o partido deverá lançar o ex-vereador de Porto Velho, João Bosco da Costa, o Bosco da Federal, pré-candidato ao Senado. Tem que se admitir, que o Podemos, presidido nacionalmente pela deputada federal Renata Abreu (SP), mesmo sendo oriundo de um partido antigo e tradicional, como o PTN, vem com inovação, além de nomes limpos e expressivos para as eleições 2018.

Agricultores – O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou ontem (9) a Lei 13.606, que autoriza a renegociação e quitação das dívidas dos produtores rurais junto ao Banco da Amazônia com utilização de recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO). A abertura para negociação e quitação das dívidas dos produtores rurais de Rondônia concedida pelo presidente Temer, através da lei, ocorreu a pedido do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). São aproximadamente 14 mil produtores do campo que serão beneficiados, graças a intervenção do senador Raupp. O prazo para renegociar e quitar as dívidas com o BASA, segundo a Lei 13.606 vai até 27 de dezembro deste ano.  

Saúde – Oportuna a reunião que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) teve esta semana com o pessoal da área da saúde pública do município. Ele disse que a prefeitura “gasta muito, mas gasta mal”, no setor, e está correto. Pela Constituição o município tem que investir no mínimo 18% do orçamento anual na saúde. Porto Velho investiu em 2017, 35%, quase o dobro. O município tem quase 400 médicos e não consegue dar um tratamento digno à população. Gestão pública é problemática e exige competência da equipe.  

Respigo

Na ausência dos pais, que foram passar as festas de final de ano no Nordeste, um político da região central do Estado fez a festa. Fretou dois aviões de médio porte, lotou de lindas garotas e levou para a fazenda dos “velhos” +++ Foram vários dias de muita alegria, descontração e orgia. Afinal de contas o período era mesmo de festa... +++ O prefeito de Ariquemes Tiago Flores cortou de forma definitiva o relacionamento com o vice-prefeito, Lucas Follador e o seu pai, deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes). Se depender de Tiago, que também deixará o PMDB, Lucas só assumirá a prefeitura em caso de óbito do prefeito +++ Porto Velho tem mais de 6 mil quilômetros de estradas vicinais, que exigem muita atenção no atual período, de chuvas. Caso as chuvas continuem por mais dias com a mesma intensidade, o prefeito Hildon Chaves terá muitas dificuldades para garantir o ir e vir dos moradores da zona Rural +++ O governo do Estado, através do DER poderia ajudar, pois 6 mil quilômetros é uma viagem ida e volta a Rondonópolis, no Mato Grosso. Como o governador Confúcio Moura é um municipalista, já foi prefeito e certamente não negará ajuda a Porto Velho.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)