Privilégio: Vídeo mostra Jairinho comendo lanche entregue por diretor de presídio
Em vídeo divulgado pelo jornal O Globo, nesta sexta-feira (16), o vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, aparece recebendo um sanduíche das mãos do próprio diretor do presídio José Frederico Marques, em Benfica, onde o político ficou preso no último dia 8.
Após a denúncia de privilégio vir à tona, o diretor da unidade, Ricardo Larrubia da Gama, assim como o subdiretor Felipe Veigo Pimentel, decidiram pedir demissão. Os dois foram transferidos para o Instituto Penal Cândido Mendes, no centro do Rio, onde estão trabalhando desde quarta-feira (14).
Jairinho e a namorada, Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, de 4 anos, foram presos por suspeita de atrapalhar as investigações e ameaçar testemunhas no caso do assassinato do menino.
O vídeo mostra a recepção do Presídio Frederico Marques, em Benfica. O secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, argumentou que o lanche entregue a Jairinho também é servido para os demais detentos. Ele nega privilégios ao político. O secretário afirma ainda que nenhum procedimento foi instaurado contra o diretor da unidade.
“Após análise das imagens do circuito interno de câmeras, a Secretaria de Administração Penitenciária decidiu não instaurar qualquer tipo de procedimento disciplinar contra o diretor da unidade. Qualquer pessoa que tiver acesso às imagens perceberá que, por volta da 15h30, em ambiente comum da unidade, foi entregue ao interno Jairo o mesmo ‘kit lanche’ que se oferece a todos os internos que estejam em trânsito para audiências. De fato é o diretor quem entrega o lanche ao Vereador, mas se trata do mesmo lanche que se oferece aos presos em trânsito para audiência”, afirmou o secretário ao jornal.
Além do lanche, agentes penitenciários do presídio também relataram que Jairinho e Monique puderam se despedir com beijo e abraço, o que é irregular. Além disso, o vereador não precisou usar uniforme enquanto esteve no local.