Reino Unido entra em estado de alerta por causa da tempestade Brian
O Reino Unido entrou neste sábado em estado de alerta por causa da chegada da tempestade Brian, que já castiga com chuvas e ventos de até 112 km/h vários pontos do país.
O Met, escritório de meteorologia britânico, alertou que o temporal pode provocar cortes no fornecimento de energia, inundações e alterações em diferentes sistemas de transporte da região.
A tempestade atingiu primeiro a costa oeste da Irlanda, coincidindo com o início das férias escolares.
O Met emitiu um alerta amarelo - o terceiro na escala de gravidade - para diferentes pontos do Reino Unido, entre eles o País de Gales e o sul da Inglaterra.
Já a Agência de Meio Ambiente do Reino Unido divulgou 42 alertas de risco de inundações, assim como seis advertências para que as autoridades locais tomem "medidas imediatas" por causa da chuva.
O órgão pediu que os britânicos fiquem longe do litoral, evitando até mesmo tirar fotos nessas áreas durante a tempestade.
Ben Lukey, da Agência de Meio Ambiente, disse hoje à imprensa local que as equipes do órgão já estão em regiões de alerta para atender qualquer emergência.
"Pedimos aos cidadãos que permaneçam em lugares seguros e que evitem riscos desnecessários", disse.
As autoridades ferroviárias também alertaram sobre o risco de a Brian afetar a rede. Por esse motivo, a velocidade de circulação dos trens já foi reduzida nas áreas afetadas pela tempestade.
"Árvores caídas e outros objetos podem bloquear temporariamente as linhas ferroviárias e danificar cabos", disse um porta-voz.