São Miguel do Guaporé é o segundo maior produtor de café do Brasil, cursos reabertos na Escola do Legislativo, “Trilhos na Infância” implantado em Porto Velho
Café – Rondônia é destaque entre os maiores produtores de café do Brasil. Seis municípios estão entre os 100 maiores produtores do Brasil e São Miguel do Guaporé é o segundo colocado. Pesquisa realizada sobre Produção Agrícola Municipal (PAM) que foi divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE coloca São Miguel do Guaporé na segunda colocação entre os municípios maiores produtores de café do Brasil. Entre 2021 E 2022 a produção de café em Rondônia teve um aumento de 24,1%, saindo de 162 mil toneladas (2021) para 201 mil toneladas (2022). Se comparado com a produção de 10 anos, o aumento foi de 135,9%.
Café II – A pesquisa do IBGE constata que Rondônia é o 5º maior produtor de café do Brasil, que já foi conhecido como “Ouro Negro”. O Estado responde por 6,4% da produção nacional com 3,1 milhões de toneladas. E para produzir em quantidade não foi necessária maior área para cultivo, que diminuiu 53,9%. A compensação veio com a produtividade ampliada de 687 quilogramas por hectare para 3.509 kg/há. A região de Cacoal, já foi a maior produtora de café de Rondônia, hoje está como 63ª no ranking nacional. São Miguel (44 mil/t) é a segunda maior produtora de café do Brasil; Alta Floresta d’Oeste (23 mil/, 20º lugar), Alto Alegre dos Parecis (quase 23 mil toneladas) em 23º lugar, Nova Brasilândia d’Oeste (18 mil toneladas) na 36º posição, Buritis (16 mil toneladas) no 43º lugar; Ministro Andreazza (15 mil toneladas) na posição 45 e Cacoal (13 mil toneladas) em 63º lugar.
Cursos – A partir de hoje (18) a Escola do Legislativo (EL), que é mantida pelos deputados reinicia os cursos visando a capacitação dos servidores do Legislativo Estadual. Eles são disponibilizados aos servidores da Casa do Povo, mas também abertos a câmara de vereadores, prefeituras e outros órgãos púbicos municipais, estaduais, federais e autarquias. As disciplinas são gratuitas e entregues certificados aos concluintes e tem como diretor-geral Thiago Tezzari. Das 8h às 12h estão sendo ministrados cursos de “Filmagem e Edição de Vídeos em Celular”, e “Desenvolvimento de Competências e Habilidades Direcionadas à Qualidade no Serviço Público”. Das 18h45 às 22h45, os de “Oratória”, e de “Português para o ENEM”. Os cursos são ministrados na sede da escola dos deputados, na Rua Major Amarante, 390 em Porto Velho.
Crianças – É dos mais importantes o programa “Trilhos na Infância”, lançado pelo prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (sem partido), que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom, na última semana no Teatro Banzeiros. O programa visa a garantia do desenvolvimento integral das crianças no direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária. O modelo já é aplicado em São Paulo e demonstrou ser eficiente, pois utiliza crianças da primeira infância nas creches garantindo educação, saúde, convivência familiar e comunitária. O projeto é desenvolvido em parceria com escolas privadas. O público-alvo são as escolas de educação infantil, desde as creches, de 0 a 3 anos, e a pré-escola, de 4 e 5 anos. Oito instituições serão piloto do programa.
Integração – A demanda na primeira infância, segundo a secretária de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, que pretende buscar parcerias com as escolas privadas e oferecer já para o próximo ano, 800 vagas. A construção é demorada, complexa, exige uma série de ações técnicas, por isso a possibilidade de manter convênio com as escolas privadas é fundamental. A meta da secretaria de Educação do município é trabalhar com duas estratégias. Uma delas via convênios com instituições privadas, de tenham estruturas em condições de atender a demanda de crianças da chamada escolar, e a segunda é transformar o projeto em ações intersetoriais com envolvimento de outras secretarias do município, além de novos parceiros.
Respigo
A Igreja Luterana de Porto Velho está completando 40 anos de atuação na capital. Os luteranos foram homenageados com o Selo Comemorativo dos Correios relacionado à data e receberam uma placa simbólica da Assembleia Legislativa (Ale), proposta pelo deputado Luizinho Goebel (Vilhena-PSC) +++ O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) também participou da solenidade. Segundo Camargo, os cristãos (como ele) estão sendo pressionados, perseguidos, mas que não devem se acovardar, “pois a fé prospera no desconforto e o Evangelho é um propósito, não conforto” +++ Na terça-feira terá início importante evento envolvendo deputados em Porto Velho, na Assembleia Legislativa (Ale) com a realização do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e encerramento previsto para quinta-feira (21). Palestras, debates, painéis de debates e aula magna, englobarão, além dos deputados, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO)
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
