Sob pressão na ONU, Bolsonaro desfila com colar indígena em Nova York

24 de setembro de 2019 413

Em tentativa de acalmar os ânimos fora do país, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou um colar indígena ao sair do hotel em que está hospedado para jantar em Nova York nesta segunda-feira (23). Segundo o Palácio do Planalto, o adereço foi um presente youtuber indígena Ysani Kalapalo, da aldeia Tehuhungu, do Mato Grosso, que foi convidada para integrar a comitiva brasileira na viagem.

Em meio à crise da Amazônia, inclusive com grandes repercussões internacionais, o presidente tenta a todo custo melhorar a ideia  de que possui uma política negligente em relação ao meio ambiente. A própria decisão de levar uma indígena na comitiva presidencial aos EUA foi mais um movimento do governo para tentar acalmar os ânimos

Na semana passada, em 19 de setembro, o vereador licenciado da Câmara do Rio, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) divulgou um vídeo no Twitter em que Ysani Kalapalo assume a culpa, em nome dos indígenas, pelas queimadas na Amazônia.

“É muito importante porque existe muito fake news dizendo sobre as queimadas, que é culpa do governo Bolsonaro, que entrou e tá queimando tudo. Não existe isso daí. A nossa cultura é fazer roça, para plantar mandioca e outras coisas”, dizia Ysani no vídeo.