Supermercados também vão vender testes rápidos. Critérios divulgados hoje

19 de março de 2021 224

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da Jerónimo Martins confirmou que o Pingo Doce tenciona vender os referidos testes "nos seus espaços Bem Estar", acrescentando não dispor de "mais detalhes".

De acordo com o ECO, também o Continente, através da Well's, e a Auchan vão disponibilizar os testes rápidos de antigénio. 

Ainda assim, aguardam-se indicações por parte das autoridades de saúde para que a comercialização dos mesmos possa avançar. O Notícias ao Minuto questionou fonte oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre quando é que esta orientação poderá ser conhecida, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 

Certo é que a venda destes testes já recebeu a 'luz verde' do Governo, com a publicação do decreto em Diário da República há uma semana. O diploma autoriza a comercialização dos mesmos a "título excecional e transitório". 

Os testes rápidos abrangidos por este regime podem ser disponibilizados "às unidades do sistema de saúde, para venda em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados" e "noutros locais a definir por despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde", de acordo com o mesmo despacho. 

De acordo com o Jornal de Notícias, a possibilidade de comprar os autotestes nas farmácias está a ter muita procura, sendo que já há listas de espera para esse efeito, numa altura em que ainda se espera pelos critérios que vão regular a venda. 

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO