Trump promete tarifas de 10% a país que seguir políticas do Brics

7 de julho de 2025 39

Em meio à reunião dos líderes dos países do Brics, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesse domingo (6/7), que “qualquer país que se aliar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa adicional de 10%”.

O anúncio aconteceu após uma declaração dos integrantes do bloco, no primeiro dia da reunião de cúpula no Rio de Janeiro. O bloco econômico é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Brics x Trump

  • O Brics surgiu inicialmente com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que inclusive dão nome à sigla. O grupo foi criado em 2009 e tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto.
  • No começo deste ano, Trump já havia ameaçado o bloco econômico, prometendo “tarifas de 100% sobre os países membros caso o Brics não se curve aos interesses comerciais dos EUA.
  • Na plataforma Truth Social, o presidente norte-americano enviou duro recado aos integrantes do bloco: “Não há chance de que os Brics substituam o dólar americano no comércio internacional ou em qualquer outro lugar. E qualquer país que tente, deve dizer ‘olá às tarifas e adeus à América’”.
  • Trump anunciou que “não haverá exceções a esta política”. No início deste ano, ele exigiu o compromisso de que o bloco não irá substituir o dólar em transações comerciais.
  • Na reunião, o bloco também manifestou “sérias preocupações” com o aumento de medidas tarifárias e não-tarifárias, tomadas de forma unilateral. Na visão do Brics, essas ações “distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)”.

    A declaração trouxe críticas ao “aumento indiscriminado de tarifas” e às medidas protecionistas de comércio. O comunicado, no entanto, não faz menção aos Estados Unidos de Donald Trump, que tem adotado a política do “tarifaço”.

  • “O sistema multilateral de comércio está há muito tempo em uma encruzilhada. A proliferação de ações restritivas ao comércio, seja na forma de aumento indiscriminado de tarifas e de medidas não-tarifárias, seja na forma de protecionismo sob o disfarce de objetivos ambientais, ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais, potencialmente exacerbando as disparidades econômicas existentes e afetando as perspectivas de desenvolvimento econômico global”, diz o texto.

    “Bilhão dourado”

    Durante participação virtual na cúpula, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a usar a expressão “bilhão dourado”, termo adotado pelo Kremlin ao se referir a países ricos do Ocidente, como Estados Unidos, membros da União Europeia e Japão. Ele afirmou, ainda, que o modelo econômico atual está em declínio.

  • “A ordem mundial unipolar, que servia aos interesses do chamado ‘bilhão dourado’, está ficando no passado. Está surgindo uma ordem mais justa, multipolar”, disse Putin.

Fonte: Giovanna Pécora