URGENTE- Câmara dos Representantes dos EUA aprova o impeachment de Trump
Do DomTotal.
Faltando sete dias para a posse do presidente eleito, o democrata Joe Biden, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o segundo impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump.
O republicano é acusado de ter incitado violência na semana passada, quando apoiadores do presidente invadiram o Congresso com objetivo de impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. A invasão do Congresso deixou pelo menos cinco mortos e chocou os Estados Unidos e o mundo.
Deputados iniciaram a sessão de debates pela manhã e concluíram a votação no fim da tarde. O resultado já era esperado, já que os democratas controlam a Câmara, mas teve a adesão de vários congressistas republicanos, em momento histórico na política americana, fazendo de Trump o primeiro presidente dos EUA a ser julgado duas vezes no Congresso.
Nenhum republicano na Câmara de Representantes apoiou o impeachment anterior contra Trump em 2019, e apenas um senador do partido, Mitt Romney, votou para condená-lo. O presidente foi então absolvido da acusação de reter ajuda financeira para obrigar a Ucrânia a investigar uma suposta corrupção de seu adversário político Biden.
Mas desta vez, nove republicanos votaram a favor do “impeachment”, entre eles Liz Cheney, uma das líderes da minoria republicana e filha do ex-vice-presidente Dick Cheney. “Nada disso teria acontecido sem o presidente”, disse ela sobre o ataque ao Capitólio. Outros parlamentares experientes, como Adam Kinzinger, John Katko e Fred Upton também votaram pelo afastamento.
A adesão ao impeachment de Trump não alcançou apenas nomes experientes do partido. Deputados republicanos novatos, empossados no dia da invasão do Capitólio, também votaram favoráveis ao impeachment.
(…)