VALE A PENA SER CLIENTE ANTIGO?

19 de fevereiro de 2022 367

Durante decaídas acreditava, na minha inocência, que permanecer na mesma empresa, ou comprar no mesmo estabelecimento comercial, era vantajoso.

Julgava que o freguês de dez ou vinte anos, usufruía tratamento especial.

Estava redondamente enganado. As firmas e empresas, em geral, não beneficiam em: preços ou serviços quem se mantêm fiel.

Pelo contrário: convencem-se que têm o cliente seguro e começam a tosquiá-lo.

Julgo que outrora não era assim; ou pensava que não era.

Meu pai frequentava certa livraria, onde comprava desde livros a material de escritório.

Visitava-a quase diariamente em busca de novidades literárias.

Por ser freguês assíduo e antigo, obtinha descontos de vinte por cento, em tudo que adquiria, e em certos artigos muito mais.

Penso que as empresas – grandes e pequenas, – só teriam a ganhar dando benefícios, em preços e serviços, aos que se mantêm ligados a elas, ao longo de décadas.

Julgava – digo eu, – vantajoso para todos, mas parece que as empresas têm, em geral, opinião diferente.

Agora ninguém ou quase ninguém, se preocupa em agradar, porque a publicidade lá estará para fazer a população adquirir o que não necessita nem deseja. Consegue persuadir com tal eficiência, que o vulgo chega a pensar, que é ele que escolhe, esquecendo-se que não passa de simples bonifrates.

Fonte: HUMBERTO PINHO
NOÇÕES DE POLITICA - HUMBERTO PINHO DA SILVA