Vasco tem o pior aproveitamento do Brasileirão nas últimas quatro rodadas

21 de novembro de 2025 30

Vasco entrou em um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Depois de embalar quatro vitórias consecutivas em outubro e se consolidar como um dos destaques do returno, o time de São Januário voltou a viver instabilidade. A derrota por 2 a 0 para o Grêmio, nesta quarta-feira (19), marcou o quarto revés seguido da equipe de Fernando Diniz.

O desempenho recente faz do Vasco o pior time das últimas quatro rodadas entre os 20 clubes da Série A. Assim como o Sport, foi um dos únicos que não somaram pontos no período. Porém, o Cruzmaltino apresenta o pior saldo de gols: -9, contra -8 do clube pernambucano. Nesse intervalo, o Vasco marcou apenas um gol e sofreu dez.

A queda de rendimento contrasta com a boa fase vivida até a 30ª rodada. Naquele momento, o Vasco — ao lado de Mirassol e Palmeiras — era a equipe que mais havia pontuado no returno: 23 pontos em 11 jogos. Agora, com a sequência negativa, despencou para a sétima colocação do segundo turno.

Coutinho Vasco

Philippe Coutinho em campo pelo Vasco na partida contra o São Paulo (Foto: Thiago Ribeiro/Agif/Gazeta Press)

Além das derrotas, o desempenho em campo preocupa. No primeiro derota da série, contra o São Paulo, o Vasco mostrou competitividade, criou chances e finalizou 24 vezes, sendo oito na direção do gol. Contudo, nas partidas seguintes — Botafogo, Juventude e Grêmio — o time perdeu intensidade ofensiva e conseguiu apenas seis finalizações no gol somadas nos três jogos.

A pressão aumenta sobre o elenco e o trabalho de Fernando Diniz, que tenta reencontrar o caminho das vitórias para evitar que a oscilação comprometa os objetivos do clube na temporada.

O próximo desafio é neste domingo (23), às 16h (de Brasília), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Uma vitória pode representar o ponto de virada que o Vasco tanto precisa para retomar a confiança e encerrar a má fase.

 

Fonte: Pedro Cobalea