Véio da Havan agradece apoio de dono da Rede TV antes de depor na CPI

Alvo da CPI da Covid-19 por ser um suposto financiador de notícias falsas sobre o chamado “tratamento precoce”, sem comprovação científica, contra a Covid-18, Luciano Hang, o Véio da Havan, agradeceu nas redes sociais a solidariedade de outro empresário bolsonarista, Marcelo de Carvalho, dono da Rede TV!, que usou programas da emissora para ecoar o discurso de Jair Bolsonaro durante a pandemia contratando nomes como o de Luis Ernesto Lacombe, que já fez diversas entrevista com propagadores de fake news, como o blogueiro Allan dos Santos.
“Agradeço o apoio do meu amigo @MarceloCRedeTV. Eu, você e milhares de brasileiros só queremos o melhor para o nosso Brasil. Quarta-feira estarei na CPI, de coração aberto e sem habeas corpus, para falar somente a verdade na Casa do Povo”, escreveu Hang compartilhando tuite de Marcelo de Carvalho.
Na publicação, o dono da Rede TV! compartilhou uma foto de Hang com luvas de boxe, ironizando a convocação para prestar depoimento, que acontece na sessão desta quarta-feira (29). Ao mesmo tempo, Carvalho diz que “tem que haver mais moderação” no Congresso.
“No momento em que uma CPI convoca um empresário que dá 22.000 empregos diretos e absolutamente nada tem a ver com vacinas, remédios, hospitais, apenas porque apoia o governo, e, pior, usa como gancho a morte de sua mãe idosa, é hora de refletir para onde estamos indo”, tuitou o dono da Rede TV.
Fake news
Documentos obtidos pela comissão apontam que Hang teria financiado o blogueiro Allan do Santos, que também é bolsonarista e investigado pela disseminação de fake news. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, teria intermediado o contato entre o empresário e o blogueiro.
Nas redes, Allan dos Santos disse que “se a CPI conseguir provar que RECEBI dinheiro do @LucianoHangBr, eu visto a camisa do Lula”. Hang também negou que tenha dado dinheiro ao blogueiro.
O empresário também provocou os integrantes da comissão ao gravar um vídeo usando algemas e desafiando: “que me prendam”.
“Se por acaso eles não aceitarem aquilo que vou falar, já comprei… Para não gastar dinheiro com algema, já comprei uma algema, vou entregar uma chave para cada senador. E que me prendam”, disse o bolsonarista.