Vereador critica construção do novo Centro Administrativo de Candeias, iniciada construção da segunda ponte na BR 364 no rio Jaru, Maio Amarelo e sinal vermelho
Candeias – Tem certas coisas que nem Sigmund Freud (médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais, que com suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX) explicaria. No último dia 21 o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota) em solenidade pomposa lançou a Pedra Fundamental do que será o novo Centro Administrativo (prefeitura). A obra com valor estimado em R$ 53 milhões será edificada por uma empresa particular, que posteriormente alugará à prefeitura com valor mensal em torno de R$ 145 mil. A ação do prefeito está provocando manifestações de vários segmentos da população, inclusive de o vereador Júnior Silva (PP), único dos onze legisladores municipais de oposição ao prefeito.
Candeias II – Esta semana Júnior Silva distribuiu vídeo pelas redes sociais criticando o prefeito pelo investimento, desnecessário, segundo ele, pois o município tem área pública, além de mão de obra própria para construir o complexo. Ocorre que, para poder formalizar contrato com uma empresa particular é necessária a aprovação dos vereadores. Como o prefeito tem maioria na câmara, tudo fica mais fácil, mas todo o “barulho”, que Júnior Silva está fazendo hoje, deveria ser feito na ocasião que a proposta do prefeito chegou ao legislativo municipal para ser analisada, discutida e aprovada, como foi o caso. A função de o vereador, dentre outras atribuições é criar leis, apresentar projetos, fiscalizar, cobrar. Toda a mobilização que está sendo feita, agora, deveria ocorrer quando o projeto foi apresentado aos vereadores, inclusive com a participação da sociedade organizada. Acreditamos que o município tenha plenas condições de edificar um novo Paço Municipal, mas o momento exige investimentos em prioridades como as estradas vicinais, que estão intransitáveis provocando sérios prejuízos econômicos, sociais e financeiros para Candeias. Lamenta-se a ousadia ou precipitação desnecessária do prefeito Valteir e a omissão ou conveniência do único opositor da administração municipal na câmara, Júnior Silva, que só agora “acordou” para o problema. É o fim da rosca...
Trânsito – Maio está chegando e já é possível notar mobilização de prefeituras em Rondônia, via Secretarias Municipais de Trânsito, as Semtrans, em campanhas educativas visando a conscientização de motoristas e motociclistas em parceria com o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O Maio Amarelo 2022 visa a cobrança pelo respeito às leis de trânsito com palestras sobre educação no setor com debates, caminhadas, pit stop, carreatas, materiais de comunicação e blitze educativas como a Prefeitura de Vilhena, que está se organizando numa ampla campanha a partir de segunda-feira (2). A iniciativa é ótima. Não basta conscientizar motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres, e sim de uma fiscalização efetiva, não para somente multar, mas para orientar, organizar e punir, se for o caso.
Transito II – A situação de trânsito em Porto Velho, por exemplo, é precária, péssima, desorganizada, violenta e perigosa. A sinalização é razoável, não há estacionamento regulamentado na área central e nos grandes centros comerciais como as zonas Sul e Leste, que na verdade, são pequenas “cidades”. A fiscalização não existe. Até para multar a Semtran da capital é incompetente, pois são praticadas irregularidades, a maioria por motoqueiros, não motociclistas, que não respeitam semáforos, faixas de pedestres, sinalização, além da falta de ação efetiva da secretaria. E o mais agravante: não há pessoal qualificado nas ruas e avenidas, para disciplinar o trânsito em ocasiões de problemas em semáforos e acidentes, por exemplo. Nessas ocasiões a confusão é maior, uma bagunça como o trânsito na Índia, na China, onde quem chegar primeiro, passa. O Maio Amarelo, é um alerta para o trânsito, que está vermelho.
BR 364 – O trecho de aproximadamente 700 quilômetros da BR 364 conhecido como “Corredor da Morte”, devido ao elevado número de acidentes, a maioria fatais, entre Porto Velho a Vilhena, na divisa com o Mato Grosso, como ocorre todos os anos, após o inverno amazônico (chuvas) está todo esburacado. A solução é restaurar a rodovia priorizando o alicerce, que é da década de 80, fora da realidade do tráfego atual e posteriormente a duplicação. Em período de safra de grãos são cerca de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões/dia no trecho transportando os produtos para o porto graneleiro de Porto Velho. Há dias o Dnit trabalha na construção da segunda ponte sobre o rio Jaru, já prevendo uma duplicação da 364, que corta a cidade. A previsão de conclusão da ponte é para julho de 2024 e, até lá, nossa gloriosa bancada federal poderia trabalhar junto ao governo da União para restaurar o trecho e duplica-lo. O momento é oportuno.
Respigo
O verão amazônico (seca) chegou e a temperatura em Rondônia, que está sempre acima dos 30 graus vem subindo. Hoje (26) por volta das 12h os termômetros marcavam 33 graus com sensação térmica de 37 graus +++ A partir de hoje até quinta-feira (28) cerca de 6 mil prefeitos, secretários municipais, vereadores e gestores públicos estão na capital federal participando da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A promoção é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tem como tema “Município: o caminho para um Brasil melhor” +++ Na próxima semana não serão realizadas as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa (Ale). É que nos dias 3, 4 e 5 os deputados participarão do 3º Fórum dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia com a presença de palestrantes renomados no cenário nacional e regional, vereadores, prefeitos e secretários municipais.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
