Vereadores buscam vagas na Ale e Câmara Federal, Eucatur completa 54 anos de atividade, expectativa em Ji-Paraná sobre renúncia de Jesualdo

30 de março de 2018 653

Estaduais – Vários vereadores de Porto Velho deverão concorrer a cadeiras na Assembleia Legislativa (Ale) este ano. Aleks Palitot (PTB), Elis Regina (PCdoB), Joelna Holder (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Marcelo Cruz (PTB), Jair Montes (PTC), Marcelo Reis (PSD) são alguns nomes, além do presidente do parlamento mirim, Maurício Carvalho (PSDB) em condições de disputar as eleições. A capital tem hoje sete deputados estaduais, sendo que seis são pré-candidatos à reeleição.

Federais – A Câmara de Vereadores de Porto Velho também tem nomes em condições de disputar a Câmara Federal. Luan da TV (PP), por exemplo, fará dobradinha com o pai (Aélcio da TV-PP), que é pré-candidato à reeleição a deputado estadual. A vereadora Ada Dantas (PMN) deverá disputar uma das vagas a deputado federal, em dobradinha com o marido, o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN).

Eucatur – A empresa Eucatur de transporte de passageiros, com sede em Cascavel, mas também com atuação em Rondônia e Amazonas (Manaus) estará comemorando 54 anos de fundação. A data comemorativa é 31 de março e o casal Nair-Assis Gurgacz estará recebendo no sábado (31), em Cascavel, familiares, amigos e convidados para comemoração da importante data de um dos maiores grupos empresariais do país.

Senado – A mais recente posição do prefeito de Ji-Paraná. Jesualdo Pires (PSB), sobre as eleições deste ano é que ele deixaria o cargo para disputar uma das duas, das três vagas ao Senado. Caso a informação se mantenha, ele deverá renunciar o cargo de prefeito até o próximo dia 7, prazo máximo para desincompatibilização. Jesualdo está no primeiro ano do segundo mandato e Marcito Pinto (PDT), o vice-prefeito desde o primeiro mandato, já está com o terno no cabide para a posse. Até o final da próxima semana a expectativa é grande.

Eleições – O final de semana prolongado, devido ao feriado nacional de amanhã (Sexta-Feira Santa) e a Páscoa, no domingo (1º) impossibilitou encontros partidários, mas lideranças das inúmeras correntes políticas do Estado estão trabalhando bastante, devido ao prazo de filiações e possibilidade de mudança de partido, a quem estiver na disputa por cargos eletivos (majoritários e proporcionais) terminar no próximo dia 7. Hoje (29) o MDB conduzido pelo seu líder maior, o senador Valdir Raupp reuniu detentores de mandatos, aspirantes a eles e filiados na capital tendo como pauta as eleições de outubro.

Respigo

Há quem aposte que nas eleições deste ano pelo menos 50% dos deputados serão renovados na Assembleia Legislativa (Ale). Nas eleições de 2014 a renovação foi de 70% +++ Hoje (29) choveu forte e ventou bastante em vários setores de Porto Velho, por volta das 13h30. Em algumas regiões ocorreram destelhamento parcial de residência devido à força dos ventos +++ A próxima semana promete mobilizar as lideranças, inclusive no Congresso Nacional, onde a Câmara Federal, que esteve praticamente vazia esta semana, devido a Páscoa, deverá ter pauta reduzida. A perspectiva é de pouca mobilização política na capital federal +++ Os entendidos em política estimam que o quociente eleitoral para deputado estadual nas eleições deste ano será em torno de 35 mil votos. Já para deputado federal a previsão é de 90 mil a 95 mil votos +++ Devido ao feriadão e os órgãos públicos (menos a Assembleia Legislativa) decretarem ponto facultativo, hoje (29), Porto Velho está com ruas e avenidas com movimento diminuto. Boa parte do povo da capital, que é de servidor público bateu asas para outras regiões.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)