Vila Olímpica de Paris é inaugurada
Com o comparecimento do presidente francês Emmanuel Macron, foi inaugurada, nesta quinta-feira (29), a Vila Olímpica de Paris 2024. A construção que iniciou-se em 2021 e contempla 82 prédios, 3000 apartamentos, e 7200 quartos, poderá acolher até 15 mil atletas durante as Olimpíadas e Paralímpíadas, com 207 e 185 comissões, respectivamente.
Localização e investimento
A vila está localizada no subúrbio parisiense, às margens do rio Sena. O custo estimado da obra foi de cerca de 2 bilhões de euros.
Fonte: Reprodução / Paris 2024
Fonte: Reprodução / Paris 2024
Sustentabilidade X Conforto dos atletas
Os jogos ocorrerão durante o verão francês, período no qual as temperaturas podem ultrapassar 40 graus. Contudo, mesmo com essa perspectiva, a organização optou por construir unidades sem ar condicionado com a justificativa de economizar energia elétrica e reduzir a emissão de carbono, reafirmando a promessa do COI de que esta será a edição mais sustentável dos jogos.
De acordo com Yann Krysinski, diretor de operações do Paris 2024 para a entrega de locais e infraestrutura, os edifícios foram projetados para serem confortáveis durante o verão, não necessitando de ar condicionado, pois foram orientados de forma a evitar o excesso de sol.
Após as Olimpíadas
Com o encerramento dos jogos, os apartamentos serão vendidos e o espaço se transformará em um complexo residencial. É importante ressaltar que essa é a terceira vez que a capital francesa hospeda os jogos olímpicos. Inclusive, nos jogos de 1924, Paris foi pioneira ao fundar a primeira Vila Olímpica da história.