Vilhena poderá ter mais uma vez eleições suplementares, a polêmica sobre a eficiência das urnas eletrônicas, Politec alerta para os cuidados ao adquirir veículos usados
Urnas – O Brasil é um País na contramão do mundo. O Congresso Nacional libera R$ 5,6 bilhões para a campanha eleitoral deste ano, mesmo com o mundo enfrentando um desafio à sobrevivência humana devido a pandemia. Na maioria dos órgãos de comunicação o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolve campanha sistemática para “provar”, que a urna eletrônica é inviolável, confiável, segura, numa época, que até os computadores da NASA foram invadidos por hackers. Hoje basta apertar um botão, para que o mundo seja destruído. Não seria mais simples, e honesto com o eleitor, que banca tudo, após votar receber um tíquete, como ocorre nos caixas dos supermercados para conferir o voto e, posteriormente colocá-lo numa urna para a necessidade de uma recontagem ocorrer a confrontação? O custo não seria bem menor e a eficiência e seriedade garantidas? Realmente o ex-presidente francês Charles de Gaulle tinha razão: ”o Brasil não é um País sério”.
Tapa-buracos – Boa parte das ruas e avenidas de Porto Velho está tomada pelos buracos. Compreensível em razão das chuvas constantes do inverno amazônico, mas nada justifica o abandono pela Secretaria de Obras do município a Semob, e a decisão da direção em paralisar as ações de tapa-buracos no centro e nos bairros. A informação é que “cochilaram” na compra de insumos, por isso a inércia da Semob e com isso acarretando sérios prejuízos para os munícipes, pois os buracos aumentam rapidamente, devido às chuvas intermitentes. Sem manutenção os trabalhos de reparos custam mais e nem sempre ficam eficientes, situação que pode ser corrigida somente com o recapeamento de custo muito maior. Na região do Alphaville/Rio Madeira as ruas às imediações dos conjuntos Pequiás I e II tem buracos nas calçadas esperando a vez!
Veículos – Compradores de veículos usados devem tomar certos cuidados para não ficarem no prejuízo. O alerta é da Polícia Técnico-Científica (Politec), pois somente em 2021 foram emitidos 1.500 laudos periciais de identificação de veículos automotores, através de o diretor geral, Domingos Sávio. Ao adquirir um veículo usado, o comprador deve checar se não é de leilão, e se chassi e motor são originais. Além de perder dinheiro o comprador poderá responder a processo criminal por estar de posse de um veículo oriundo de furto ou roubo. Como o período é de “vacas gordas” na venda de usados, porque devido a pandemia as montadoras reduziram de forma significativa a produção de veículos o mercado do setor está aquecido. O alerta do diretor da Politec é oportuno, porque prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Vilhena – O prefeito-reeleito de Vilhena, nas eleições de novembro último, Eduardo Japonês e a vice, Patrícia da Glória, ambos do PV estão cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, por abuso de poder econômico e utilização de estrutura da prefeitura na campanha eleitoral, dentre outras irregularidades. A sentença foi divulgada na última quinta-feira (17). Japonês e Patrícia recorreram à instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuam nos cargos, mas a sentença, diz que o presidente do Poder Legislativo, no caso Ronildo Macedo (PV) deve assumir e ser convocada eleições suplementares, para escolha do novo prefeito e da vice.
Vilhena II – A cassação de Japonês, além da perda do mandato a sentença diz que o prefeito está com os direitos políticos suspensos por oito anos, o que impediria uma candidatura a deputado federal, como se cogitava recentemente na região polarizada por Vilhena. Japonês e o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), hoje, são as lideranças de destaque no Cone Sul, região onde a Família Donadon sempre predominou. Melki foi prefeito em dois mandatos em Vilhena, e de Colorado do Oeste. Sua esposa, Rosani, também prefeita de Vilhena. Os Donadon têm na Assembleia Legislativa a deputada Rosângela, esposa do ex-presidente da Ale-RO, Marcos Donadon. Caso a cassação de Japonês seja confirmada no TSE, antes das eleições gerais de outubro próximo teremos as suplementares, para escolha dos novos prefeito e vice.
Respigo
Expectativa de mobilização policial em Rondônia nesta semana que antecede o feriado de terça-feira (1º) e pontos facultativos de segunda-feira (28) e quarta-feira de Cinzas (2) relacionados ao Carnaval. Quem tem “culpa no cartório” e está ligado à política deverá receber visita-surpresa para o café da manhã +++ É o tipo de “operação”, que não agrada boa parte dos políticos. Mesmo que seja para melhorar o visual... +++ A segunda-feira foi de tempo bom em Porto Velho, mesmo em pleno inverno amazônico (chuvas). Mas hoje (22) São Pedro não deu trégua e abriu a torneira desde as primeiras horas da manhã +++ Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) estão com a grana garantida para brincar o Carnaval, mesmo que de forma restrita devido a pandemia. Hoje (22) a conta bancária estava mais “gorda” com o depósito do salário de fevereiro, graças a organização da área de Finanças, comandada pelo ex-deputado estadual Cleiton Roque, com apoio da mesa diretora presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), que tem programação de pagamento de salários e 13º até dezembro.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
