Acir volta a ser o candidato a senador da Frente Democrática, justiça eleitoral diz que ele está inelegível, previsão é de mais mulheres na Assembleia em 2023
Frente – Impressionante como a Frente Democrática (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade/PDT) de Rondônia, muda constantemente a chapa majoritária (governador, vice e senador). A princípio o candidato a governador era o professor universitário e advogado, Vinícius Miguel, do PSB, o tendo como vice o ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo de Jesus, e a senador, o ex-governador, Daniel Pereira (SD). Dias antes das convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), Vinícius desistiu de concorrer ao governo para disputar a Câmara Federal, uma maneira de garantir ao menos a reeleição de Mauro Nazif, presidente regional do PSB, pois o partido não tinha uma boa nominata a federal. Até aí, morreu Neves...
Democrática – Às vésperas das convenções uma nova movimentação na FD e nada mudaria, pois Vinícius disputaria o governo. O PDT, que a princípio, não estava na parceria resolveu participar e o seu presidente regional o senador Acir Gurgacz, que estava inelegível entrou na composição, inclusive afastando Psol e Rede, que estavam na chapa inicial da FD, e não concordaram com a indicação do senador Acir à reeleição. Após a convenção os partidos tinham prazo até dia 15 de agosto para registrar as chapas. O nome de Acir foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a confirmação da inelegibilidade. Acir colocou em seu lugar o pedetista Benedito Alves, ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia. No sábado (21) reconsiderou sua decisão e lançou-se candidato tendo Benedito como primeiro suplente.
Camaleão – A FD foi o primeiro grupo a divulgar a chapa majoritária para disputar as eleições de outubro próximo. Cerca de 60 dias antes das convenções a Frente já estava com os nomes definidos. Apesar de ser a primeira a iniciar a pré-campanha, em várias ocasiões ocorreram mudanças dos nomes ao governo do Estado e Senado. Somente o vice, Anselmo de Jesus sempre permaneceu nas constantes composições de vários partidos de oposição na corrida para os cargos de governador, vice e a única das vagas a senador, que está em disputa nas eleições deste ano. Há quem acredite, que Acir não conseguirá manter a liminar e garantir sua candidatura à reeleição, e que Benedito, será o candidato a ser lançado de última hora. As apostas estão abertas: A FD conseguirá manter a chapa majoritária até o dia 2 de outubro?
Campanha – A primeira semana liberada para a campanha política em Rondônia não foi das mais movimentadas. O candidato do PL, senador Marcos Rogério é quem mais está se mobilizando com sua assessoria fornecendo informações à imprensa. Diariamente é encaminhada a agenda do candidato facilitando a divulgação. Cassol, do PP, está mais nas redes sociais e bastante agressivo em suas aparições públicas, sendo sempre bem objetivo e populista, como é sua maneira de fazer campanha. Daniel Pereira, da Frente Democrática, ainda, não acionou o acelerador e Léo Moraes vem fazendo um trabalho de maior proximidade junto à população com adesivaços e concentrações em locais estratégicos. Quem está em ritmo de valsa é o governador Marcos Rocha, União Brasil. A expectativa é que esta semana a campanha seja intensificada.
Mulheres – A Assembleia Legislativa (Ale) hoje, tem somente duas mulheres. São 24 vagas no parlamento estadual. Nas eleições de 2018 foram eleitas três: Rosangela Donadon (UB-Vilhena), Cássia Muleta (Podemos-Jaru) e a ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (MDB). A expectativa é de reeleição para Cássia e Rosani e que serão eleitas ao menos mais três mulheres para compor a Ale-RO, a partir de janeiro de 2023. O eleitorado feminino é maior em nível nacional e também no Estado e, caso a maioria das mulheres votasse em mulheres, certamente teríamos um número maior de representantes do sexo feminino nas Assembleias Legislativa, Câmaras Federais, Senado, governando Estados e na presidência da República. Mas a velha máxima, que mulher dificilmente vota em mulher prevalece, infelizmente, apesar de termos ótimas candidatas aos diversos cargos eletivos. Mas a participação poderia ser bem maior.
Respigo
Na sexta-feira (26) terá início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A programação será encerrada somente no dia 29 de setembro +++ O senador Marcos Rogério (PL), candidato a governador está hoje (22) em Porto Velho. Às 12 horas concede entrevista na TV Band, à tarde visita veículos de comunicação, reúne-se com lideranças políticas de Ariquemes e à noite faz campanha na Zona Leste da capital +++ O Instituto Phoenix de Pesquisa, do experiente Juvenil Coelho realizou sondagem espontânea a deputado federal no Estado. Segundo a amostragem, três dos atuais deputados federais estariam reeleitos +++ Como três deles não disputarão a reeleição, a princípio, teremos cinco novos deputados federais na Câmara Federal a partir de 2023. Quem viver verá... +++ Depois de três dias de temperatura amena em Rondônia, inclusive abaixo de 19 graus em Porto Velho, tudo voltou a ser como dantes no Quartel de Abrantes. Hoje (22) o sol já brilhava forte desde as primeiras horas da manhã e, por volta das 13h os termômetros registravam 32 graus com sensação térmica de 33 graus.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
