Ações em convergência

18 de maio de 2018 693

Uma palavra se destaca na manifestação recente da Federação das Indústrias de Rondônia em favor da infraestrutura regional: união. Pode-se divergir em muitas coisas, mas também se pode convergir em outras tantas.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, destacou três obras de relevância para RO, AC e AM que merecem convergência: conclusão da ponte na BR-364, em Abunã; alteamento de trecho da BR-364, para evitar alagamentos durante o inverno; e reasfaltamento da BR-319.

A Amazônia não pode permitir o rebaixamento de suas perspectivas. Quando foi o centro mundial da borracha, a euforia do primarismo e a falta de uma governança convergente deixou passar uma grande oportunidade para o desenvolvimento.

Um debate só será útil se houver convergência ou no mínimo quando os contendores se respeitarem a ponto de encontrar nos argumentos do outro algo a destacar como positivo e aproveitável para sua própria tese.

Até 1980, ano do grande desastre econômico da ditadura, que abriu caminho ao declínio da indústria nacional, o Brasil empatava com a Coreia e estava bem à frente da China.

A mãe da atual crise rebaixou o Brasil. Deu origem à desunião causada pela censura à imprensa, oposição reprimida e debate sufocado.

………………………….

Coligação petista

Embora tenha um pré-candidato ao governo, o apresentador de TV Paulo Benito, o PT sinaliza que não terá postulante ao CPA. O encontro estadual convocado pelo presidente regional Lazinho só cita a definição de uma candidatura ao Senado (que é Fátima Cleide) e das nominatas  dos postulantes a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Tour pela imprensa

Nos últimos dias o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves dedicou-se a um périplo pelos órgãos de comunicação para defender sua administração tão maltratada na estação das chuvas pelas mídias sociais. Agora, com obras para mostrar o alcaide tucano já se exibe mais otimista sobre a recuperação da popularidade perdida.

Campo minado

O vereador Ernandes Amorim, de Ariquemes, que já foi senador da Republica, deputado estadual, prefeito reeleito, ainda não decidiu que cargo vai disputar em outubro. Ocorre que o campo esta minado. Para a Câmara dos Deputados estão na peleja Tziu Jidaias (SOL), Claudia Moura (MDB), Lucas Follador (DEM), entre outros. E para Assembléia Legislativa a coisa esta mais congestionada ainda.

Crime organizado

A Polícia Federal detectou finalmente que o dinheiro do narcotráfico irriga as campanhas dos políticos corruptosEm Rondônia, o crime organizado sempre investe em candidaturas a Assembléia Legislativa e volta e meia estoura escândalos a respeito até na Câmara de Vereadores de Porto Velho, como já ocorreu nestas bandas. É coisa de louco!

PDT em ação

Dentro do calendário de encontros regionais do PDT, estão programadas reuniões ainda em maio nos municípios de Seringueiras, com representações de Costa Marques, São Francisco, Alvorada e São Domingos, depois em Nova Mamoré no Vale do Guaporé, onde estarão também as lideranças de Guajará Mirim.

Via Direta

*** O PT poderá se juntar a aliança PSB/PDT nas eleições gerais de outubro em Rondônia *** O único empecilho nos entendimentos é a ex-senadora Fatima Cleide que não arreda o pé de disputar cadeira ao Senado com as bênçãos de Lula *** O PTB ainda hesita na aliança majoritária em 2018, por isto acompanha atentamente as reuniões dos blocos políticos mais imperantes do estado *** Sendo possível, Nilton Capixaba vai tentar mais uma reeleição a Câmara dos Deputados em outubro.

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br