Amir Lando e Daniel Pereira preparam pré-candidaturas ao Senado, futuro de Hildon será cumprir o mandato, por que não, uma parceria Jesualdo Pires-Yeda Chaves?
Senador – Quem vem trabalhando firme e forte sua pré-candidatura à eleição é o ex-senador Amir Lando, do MDB. O experiente político foi um dos deputados constituintes de Rondônia e chegou a ministro da Previdência Social no primeiro governo Lula. Político dos mais experientes do Estado com passagens pela Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, Lando trabalha visando uma pré-candidatura nas eleições gerais de outubro do próximo ano. A meta de Amir Lando é retornar ao Senado Federal e, já vem trabalhando seu nome para que seja homologado nas convenções partidárias (20 de julho a de agosto), que definirão os candidatos que concorrerão a cargos eletivos em outubro próximo.
Pereira – O superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira, que preside o Solidariedade em Rondônia organiza o partido para as eleições deste ano. Em recente contato com a coluna, disse que os membros do partido já estão preparados para enfrentar as urnas e que a meta é eleger ao menos dois deputados estaduais e um federal. Pereira tem pretensão de disputar a única vaga ao Senado, das três que cada Estados e Distrito Federal têm. O Solidariedade está fechado com o PT e o PSB e existe a possibilidade de Daniel Pereira concorrer à sucessão estadual. No RONDÔNIA DINÂMICA está postada entrevista, onde Pereira analisa o momento político de Rondônia, inclusive fala sobre seu sucessor, o governador Marcos Rocha.
Fora – A cada dia fica mais remota a possibilidade de o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) concorrer à sucessão estadual nas eleições deste ano. Pessoas mais próximas do prefeito garantem, que a meta da administração municipal é tocar avante os projetos urbanos e rurais e concluir as obras em execução. Hildon é novo na política e iniciou a vida pública nas eleições a prefeito de 2016, quando a 15 dias da votação no primeiro turno não tinha conseguido atingir dois dígitos nas pesquisas, honestas, realizadas na época. Na abertura das urnas Hildon foi para o segundo turno com Léo Moraes, hoje deputado federal e presidente regional o do Podemos e se elegeu sem dificuldades no segundo turno. Foi um fenômeno eleitoral.
PSB/PT/Solidariedade – Com a confirmação das federações e o acordo entre PT, Solidariedade e PSB em Rondônia a possibilidade de uma dobradinha das mais respeitáveis na disputa pelo governo do Estado, fica inviabilizada. Hoje o político sem mandato com maior força no interior do Estado é o ex-prefeito de Ji-Paraná (dois mandatos consecutivos) e ex-deputado estadual, Jesualdo Pires, do PSB. Foram mais de 195 mil votos ao Senado em 2018. Hoje é o nome forte do interior. Uma parceria com a primeira dama de Porto Velho, Yeda Chaves, que também nunca enfrentou as urnas seria uma dupla difícil de ser superada. Yeda não estaria filiada a nenhum partido político, mas o marido está deixando o PSDB para se filiar ao PSD, presidido pelo deputado federal Expedito Netto, que dificilmente aceitaria uma parceria com o PSB e PT.
Jaru – A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale), Cássia Muleta (Podemos-Jaru) esteve participando, esta semana, de encontro em Porto Velho, com a ministra Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos e com o senador Marcos Rogério (PL-RO). A deputada Cássia Muleta garantiu para Jaru e outros municípios a aquisição de veículos de pequeno porte para atender os Conselhos Tutelares, inclusive da capital, Porto Velho. Graças a recursos de emendas parlamentares de Cássia e do senador Marcos Rogério será possível atender os conselhos tutelares nos municípios.
Respigo
Chove em boa parte de Porto Velho desde as primeiras horas da manhã. A temperatura chamou a atenção, pois por volta das 14h, era de 24 graus +++ Quem está acostumado aos termômetros sempre perto dos 30 graus, estranhou. E muita gente circulou pela cidade utilizando blusas e japonas, vestimentas raras em Rondônia devido a “friagem” repentina +++ As chuvas intensas em Rondônia dos últimos dias preocupam. Em Ji-Paraná a Defesa Civil expediu comunicado alertando para o nível do rio Machado, que corta a cidade, que está com 10,44 metros de profundidade +++ Em Pimenta Bueno várias casas em diversos bairros estão inundadas devido ao transbordamento dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno. Famílias estão sendo abrigadas no ginásio de esportes e o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão dando toda a assistência aos desabrigados.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
