Análise: Santos demonstra ser "casca grossa" e está cada vez mais forte para mata-mata
Talvez nem o mais otimista dos torcedores do Santos imaginasse um início de temporada tão positivo do time depois do traumático rebaixamento no Brasileirão do ano passado.
São Paulo 0 x 1 Santos - Melhores momentos - Campeonato Paulista 2024
Afinal, apenas dois meses após o episódio mais trágico de sua história, o clube da Vila Belmiro vem apresentando, dentro de campo, todos os indícios de que está preparado para voltar a competir em alto nível e brigar pelo título do Campeonato Paulista diante de seus principais rivais.
A vitória no clássico com o São Paulo é (mais uma prova) disto. Fora de casa, o Santos apresentou consistência defensiva, dosou o ritmo da partida com inteligência e, quando teve a chance, matou o favorito Tricolor no Morumbis. Além disso, garantiu classificação ao mata-mata do estadual com cinco (!) rodadas de antecedência.
É necessário frisar que o desempenho não foi de encher os olhos: o São Paulo jogou mais no ataque e, inclusive, teve um gol polêmico anulado nos minutos finais do clássico, após um toque no braço de Erick. O fato é que, mesmo aos trancos e barrancos, o Santos conquistou uma importante vitória e se firmou como uma das principais forças do Paulistão.
Comemoração gol Morelos em São Paulo x Santos — Foto: Marcos Ribolli
A postura no clássico da última quarta-feira, assim como já havia sido contra Palmeiras (apesar da derrota) e Corinthians, demonstra uma equipe "casca grossa" e que está preparada para o mata-mata que se aproxima.
Boa parte do mérito deste processo de reconstrução em tão pouco tempo recai sob os ombros de Fábio Carille - responsável pela montagem do elenco, ajuste do sistema defensivo e, principalmente, por devolver o brio ao clube da Vila Belmiro depois de três difíceis temporadas.
Veja a entrevista coletiva de Fábio Carille após São Paulo 0 x 1 Santos
Há quem possa dizer que é cedo para comemorar "apenas" uma classificação às quartas do Campeonato Paulista, porém é importante frisar o contexto dos últimos anos, quando o clube e seu torcedor foram largados ao relento, flertaram com a queda no estadual e foram rebaixados em nível nacional.
Não há nada ganho, e o foco da temporada precisa ser a disputa da Série B. Contudo, é possível reconhecer a evolução e comemorar. Afinal, o Peixe é o melhor time do momento do Paulistão, venceu um clássico fora de casa e está embalado.
"O Santos voltou a ser competitivo", diz Isabel | A Voz da Torcida