As novas espécies

24 de março de 2018 721

Uma nova espécie da biodiversidade amazônica é descoberta a cada dois dias, de acordo com um relatório recente do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que apresenta uma coleção de 381 novas espécies de plantas e animais vertebrados da floresta. Vale dizer que o relatório foi uma compilação de dados colhidos junto a publicações científicas, sem considerar as pesquisas ainda em curso e sem publicação.

Pelo elementar fato de agregar mais conhecimento ao cabedal científico, uma vida nova descoberta por si só já constitui uma notícia positiva. Atrás de cada descoberta pode estar uma nova perspectiva de riqueza, quem sabe até a cura para uma doença teimosa ou alívio para os múltiplos sofrimentos humanos, que aumentam na mesma proporção das novas síndromes e correspondentes especialidades médicas surgidas para tratá-las.

Estas maravilhosas descobertas nunca vêm aos poucos, uma após outra, para ser saboreadas em todas as suas nuances e perspectivas: o WWF passa um tempão cuidando diligentemente de suas vidas animais e vegetais e aí, de supetão, despeja-nos de uma vez só um relatório com centenas de novas espécies, que deveriam ser, uma a uma, degustadas com uma bela reportagem especial.

Eleições 2018

Com puxas e esticas o panorama das eleições de outubro vai ganhando definições. O vice-governador Daniel Pereira assume o governo no início de abril e pode anunciar seu apoio ao senador Acir Gurgacz, que poderá contar na escuderia de candidatos ao Senado o governador Confúcio (que deve ingressar no PSB ou PDT) e o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Um “Frentão” está em gestação já conciliando os interesses das nominatas dos partidos aos cargos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Poder feminino

As mulheres entram com força na disputa por vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia nesta temporada. Nomes do porte da ex-vereadora Ana Maria Negreiros (PDT), das vereadoras de Porto Velho Elis Regina (PC do B) e Joelna Holder (MDB), da ex-vice-prefeita da capital Cláudia Carvalho, estão agitando os bastidores, além de Írma Fogaça (Ministro Andreazza). A campanha está chegando às ruas.

Desarmando palanques

Por motivos ainda não esclarecidos, dois ex-prefeitos de Porto Velho estão desarmando os palanques. São eles José Guedes (PSDB) que seria postulante ao governo do Estado, e que teria levado uma rasteira de Expedito Júnior; e Roberto Sobrinho (PT), que estava preparado para disputar uma cadeira à Assembleia Legislativa e cotado para ser um dos mais votados. Como se vê, alguns nomes de envergadura vão ficando pelo caminho.

Sem Plano B

É fake news, ou no populacho mesmo, conversa fiada, esta historinha de que o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tenha desistido de disputar o governo do Estado ou teria um Plano B para 2018, lançando Daniel Pereira ou o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, ambos do PSB. Não tem Plano B, nem C, nem D. O PDT lança neste dia 24, em Vilhena, seu projeto de mobilização para as eleições com o pré-candidato Acir Gurgacz já começando sua caminhada pelo Estado.

Via Direta

*** O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves está resolvendo alguns pontos de desgaste desde o início do ano, como transporte escolar e o atendimento nos postos de saúde *** Já a questão das alagações fica para ser tratada durante o verão, já que exigem obras de macrodrenagem *** Vereadores chupins de Porto Velho estão se fartando em viagens fajutas e diárias gordas *** Poucos se salvam nesta legislatura de Porto Velho, repleta de saqueadores do erário público.

 

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br