Assembleia Legislativa sedia fórum de debates das CCJR, políticos discutem cancelamento de voos em Rondônia com a ANAC, importação de leite prejudica produtores
Aviação – O corte pela Gol e principalmente da Azul a vários voos em Rondônia provocou manifestações de políticos, empresários e da sociedade organizada. A câmara de vereadores de Porto Velho convocou Audiência Pública, para terça-feira (15), às 14h, no auditório da Escola do Legislativo (EL) m Porto Velho, no prédio, antes ocupado pela Assembleia Legislativa (Ale) para discutir o assunto. O vereador Everaldo Fogaça (Progressistas), há dias realizou cotações de passagens para Manaus e Porto Alegre (RS), por exemplo, e ficou pasmo. Além de voos limitados a passagem para Manaus tinha custo de R$ 2.210 e para a capital gaúcha pouco mais de R$ 6 mil. No período da concessão de voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Porto velho e principais cidades de Rondônia, Azul e Gol empresas mais estruturadas, não deram chances às menores. Agora simplesmente cancelam voos com a alegação de excesso de ações judiciais.
Deputados – Assim como os vereadores de Porto Velho, os deputados estaduais e o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) também estão empenhados em resolver a situação, que é crítica, pois também prejudica diretamente a economia regional. Na última semana Bagattoli esteve reunido com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e representantes da ANAC, para discutir a situação. “Tenho dito que essa é uma cobrança coletiva, do interesse de toda a Rondônia. É preciso entender e esclarecer o motivo da piora desses serviços para, assim, buscar uma solução efetiva e o mais rápido possível. O que acontece é que não podemos conviver com o atual cenário. Uma piora neste serviço é um forte baque na economia do nosso estado”, argumentou o senador. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ale-RO, deputado Lucas Torres (Progressistas-Buritis), após reunir os membros decidiram pela convocação de representantes das empresas para quarta-feira (16) com a finalidade de discutir a situação.
Eleições – Nas últimas semanas ampliaram os diálogos nos bastidores da política com relação aos preparativos para as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. Pelo andar da carruagem teremos inúmeros vereadores mudando de partido. Sem coligação os partidos de pouca representatividade têm inúmeras dificuldades para eleger representantes, pois a federação agrupa, mas não soma. Em Porto Velho os que reúnem mais chances de ampliar espaços são o PSD, Republicanos e o PSDB. Hoje estão com bases mais solidificadas e em condições de ampliar a representatividade. Até as convenções partidárias do próximo ano teremos significativa mudanças na representatividade política no legislativo municipal da capital.
Leite – Dados da Comex Stat indicam que o Brasil importou este ano 161 mil toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período de 2022. Levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), comprovam que o Brasil importou 1,2 bilhão de litros de leite, aumento de 268% em relação a 2022, o maior da história para o período. Membros da CNA mantiveram encontro com o ministro da Agricultura e Pecuária, Calos Fávero, para discutir a situação, devido ao enorme impacto no segmento lacto do Brasil na importação do leite em pó. “O aumento na importação de leite em pó traz impactos negativos na competitividade e afeta todos os produtores rurais, principalmente, porque alguns países aplicam subsídios diretos à produção, o que traz distorções ao mercado e torna a concorrência desleal com os produtores do Brasil”, segundo a CNA. Produtores de Rondônia também estão no prejuízo.
Fórum – A Assembleia Legislativa sediará no período de 19 a 21 de setembro o 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição de Justiça e de Redação (CCJR) no auditório Amizael Gomes da Silva. Debate, interação, conhecimento e aperfeiçoamento para o fortalecimento das CCJR em âmbito nacional garantindo qualidade técnica e transparência aos projetos apreciados nos parlamentos estaduais. “É essencial a busca pela elaboração de uma agenda de aperfeiçoamento e debates da atuação das comissões nos âmbitos estaduais e nacionais”, argumenta o presidente da CCJR da Ale-RO, Ismael Crispin (Sem partido). “Vamos apoiar e fomentar a criação deste fórum que tem grande relevância”, disse o presidente da Ale, Marcelo Cruz (Patriota-PVH).
Respigo
O deputado estadual Ismael Crispim deixou o PSB recentemente e está sem partido. Crispin é da região da BR 429 (São Miguel do Guaporé) e foi o terceiro mais bem votado nas eleições de 2022 com 23.417 votos +++ O parlamentar preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casas de Leis. Rumores nos bastidores garantem que ele irá se filiar ao MDB e que teria recebido convite irrecusável da cúpula do partido +++ E não é que o Flamengo ficou de fora da Libertadores ao perder na última semana para o Olímpia, do Paraguai (3x1). Como tinha vencido (1x0) no jogo de ida no Maracanã ficou fora pelo saldo de gols +++ E no domingo (14) o rubro-negro passou sufoco e conseguiu somente empatar (1x1), nos acréscimos do segundo tempo com um gol de pênalti que gerou muita polêmica contra o São Paulo. E o jogo foi no Maracanã com mais de 62 mil pessoas +++ Hoje (14), à noite o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, no Allianz Park, pelo Brasileirão com a obrigação de vencer. Qualquer tropeço favorecerá o líder, Botafogo, que venceu no domingo (13), de virada (3x1), o Internacional, no Nilton Santos, Rio de Janeiro.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
