Aumento do kWs na conta de energia elétrica criticada na Ale, presidente Laerte destaca harmonia entre os Poderes, Lazinho cobra Marcos Rocha e Bolsonaro
Deputados – Na sessão solene da Assembleia Legislativa (Ale), da última terça-feira (19), que teve a presença do vice-governador José Jodan (PSL), representando o governador Marcos Rocha (PSL), que estava em Brasília e que marcou o início dos trabalhos da 10ª Legislatura, a maioria dos deputados usou a tribuna. Mais os novos que representam quase 50% do parlamento. Poucos foram os que se destacaram no discurso, como Cirone Deiró (Podemos-Cacoal), que criticou com veemência o aumento no preço de o kWs de energia elétrica, praticado pela concessionária Energisa e do experiente presidente Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), que fez um discurso de estadista.
Energia – O consumidor de energia elétrica do Estado recebeu uma conta de luz este mês (fevereiro), referente a janeiro com aumento em torno de 27%, que na realidade chega a 32%. Um acinte ao cidadão. O deputado Cirone, disse que “não estamos sós diante de um acréscimo exorbitante, muito acima do aumento do salário mínimno que foi menos de 5%. Estamos diante de um estelionato. E o povo de Rondônia, não pode pagar por isso”. O aumento extorsivo compromete o setor produtivo, as indústrias, o comércio. “Vamos lutar contra essa injustiça e todas as injustiças de oposição aos interesses dos rondonienses”, disse Deiró.
Parceiros – Com um discurso curto, mas objetivo, o presidente da Ale, Laerte Gomes demonstrou que está preparado para o desafio de comandar uma das 26 Assembleias Legislativas do Brasil, 27 com a Distrital, de Brasília. Dentre 220 milhões de pessoas que povoam o Brasil, Laerte Gomes está entre as 27 autoridades de maior importância do Poder Legislativo. É uma responsabilidade ímpar e uma satisfação pessoal sem igual. Laerte pregou harmonia entre os poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário), pois Rondônia precisa da junção das suas forças para poder retomar o desenvolvimento econômico e social e também do Ministério Público (federal e estadual) e Tribunal de Contas (TC).
Povo – Na sessão de abertura dos trabalhos um grupo de agentes penitenciários, categoria que está com os trabalhos paralisados vaiou o vice-governador José Jodan, quando ele foi convidado a discursar. Laerte interveio, pediu calma aos manifestantes, argumentou que o problema deles, está sendo discutido com a participação do legislativo e que tudo será resolvido, mas deixou bem esclarecido, que o parlamento estadual está dando apoio a tudo que for de interesse da população. “As coisas têm que ser boas para as partes, por isso é necessário o diálogo”, argumentou. Após a sua intervenção Jodan pode falar e leu parte do discurso que o governador Marcos Rocha passou a ele. Como sempre, tendo como tema central o combate a corrupção.
Lazinho – O deputado reeleito Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) criticou o discurso do governador Marcos Rocha, lido, em parte pelo vice José Jodan na abertura dos trabalhos legislativo deste ano na Ale. Para ele o governador de Rondônia (Marcos Rocha) precisa deixar de só falar em corrupção. “Até parece que o povo de Rondônia é composto de corrupto”, argumentou. Lazinho também criticou o presidente, Jair Bolsonaro-PSL, que “só fala abobrinha” e que “está na hora de ele governar o Brasil”. O deputado também defendeu apoio para a agricultura familiar, segmento que garante boa parte da economia do País.
Respigo
Muitos questionamentos sobre as constantes viagens do governador Marcos Rocha a Brasília com a justificativa de “buscar recursos”. Quem questiona, indaga se não há bancada federal de Rondônia, ou ela existe, e não se sabe a que serve? +++ Como se esperava o aumento abusivo no preço do kWs, cobrado pela Energisa na conta de luz de janeiro último em Rondônia, em torno de 32% foi muito comentado na reunião da Ale na tarde de ontem (19). A maioria dos deputados usou a tribuna para criticar a ação da nova concessionária, que coloca em xeque a economia do Estado e prejudica a milhares de famílias, que não terão condições de pagar a conta de luz +++ Uma comissão de deputados liderada pelo presidente Laerte Gomes está hoje em Brasília, para tratar junto ao Ministério das Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel do aumento repentino e desproporcional nas contas de luz do mês de janeiro. O grupo de deputados é acompanhado pela bancada federal (senadores e deputados) nas audiências +++ O vereador de Cacoal Paulinho (do Cinema) Bezerra (PP), o mais votado nas eleições de 2016 (1.340 votos) foi eleito presidente do diretório provisório do PP do município. Paulinho foi candidato a deputado federal em 2018, não se elegeu, mas somou pouco mais de 8 mil votos e deverá disputar a sucessão da prefeita Glaucione Rodrigues (MDB) no próximo ano.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
