Azul condiciona retorno dos voos a Rondônia com o fim da judicialização, as complicações à duplicação da BR 364, Agir36 se organiza para Eleições 2024
Raupp – Fora da política desde as eleições de 2018, quando não conseguiu a reeleição ao Senado, somando pouco mais de 80 mil votos e ficando na sexta colocação, o ex (prefeito, governador e senador) Valdir Raupp, uma das maiores lideranças do MDB em Rondônia foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de denúncia na Operação Lava-Jato, denominada de “Quadrilhão do MDB no Senado”, que envolveu outros políticos, inclusive o ex-presidente José Sarney. Comentários nos bastidores, dão conta que Raupp e a esposa Marinha, ex-deputada federal (seis mandatos) retomarão ao processo político-partidário regional nas eleições do próximo ano. Com qualidades e defeitos de todos os políticos, Raupp continua sendo uma liderança regional e Marinha, apesar de geniosa tem ações positivas em todos os 52 municípios de Rondônia.
Audiência – Somente a Azul encaminhou representantes para participar da audiência pública na Assembleia Legislativa (Ale) convocada pela Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado delegado Lucas Torres (Progressistas-Ariquemes) realizada na quarta-feira (16), no plenário do Parlamento Estadual. Diversos voos foram cancelados pela Azul e Gol em Rondônia com sérios prejuízos social e econômico para o Estado. A Associação Nacional de Avião Civil (ANAC) não enviou nenhum representante, apesar de convidada e diretamente relacionada com o problema, em total desrespeito aos deputados e aos demais segmentos da população. Sobre a Gol o deputado Lucas foi bem objetivo: “Infelizmente contamos com o não comparecimento do representante da Gol que se furtou de apresentar suas argumentações. Isso demonstra o interesse da companhia em Rondônia”.
Judicialização – A participação do gerente de Relações Institucionais da Azul, Camilo Coelho que, após se pronunciar teve enorme pressa em deixar o local, para não perder o voo (sic) foi patética e muito questionável. “Se tivermos uma queda nos processos, aí sim podemos retomar nossas operações aqui”, disse. No mínimo colocou o Poder Judiciário em xeque. A judicialização ocorre, porque a empresa não cumpriu com suas obrigações. Se as ações foram muitas e as condenações também, a empresa deve estar faltando com suas obrigações, pois a Justiça não estaria protegendo o cliente, mas sim julgando o que foi denunciado. A redução das ações depende somente de uma boa prestação de serviços da empresa. Colocação no mínimo infeliz a do incompetente e ousado Camilo, esperto como um coelho. Se a Azul não quer voar para Rondônia, que abra espaços para outras empresas. Certamente não faltarão candidatos.
BR 364 – A obra de revitalização (duplicação) do trecho (2km) da BR 364 em Itapuã do Oeste, autorizada pelo ministro dos Transportes Renan Filho na última semana, sob a responsabilidade do Dnit deverá ser concluída até janeiro do próximo ano. Os trabalhos estão orçados em R$ 47 milhões. Já o projeto para restauração e duplicação do trecho Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700km teve o projeto autorizado com previsão de um ano para conclusão. Isso significa, que não deverá ser concluído esse ano e não teremos orçamento para o próximo. Portanto, restauração e provável duplicação da 364 na ligação Porto Velho a Vilhena, somente deverá ser liberada para 2025, porque não teremos tempo hábil para disponibilizar orçamento para 2024, porque não tem projeto.
Eleições – O Agir36, partido político oriundo do PTC está se organizando em Rondônia. O presidente do diretório regional, ex-deputado federal Natan Donadon, de Vilhena, promoveu encontro regional em Vilhena para discutir estratégias para as Eleições 2024, a prefeitos e vereadores. No município, segundo Natan, o Agir36 terá nominata completa. Com o eslogam “Só o respeito e o diálogo constroem”, a meta do partido é promover uma série de encontros regionais em vários municípios para ganhar corpo e chegar forte para as eleições municipais de outubro do próximo ano. “A democracia nos possibilita manter esses encontros. O AGIR36 tem esse propósito: ser um mecanismo de transformação da política municipal, estadual e nacional”, alertou Natan Donadon, um dos líderes da Família Donadon, tradicional na política do Cone Sul.
Respigo
As atenções no campo político na próxima semana estarão todas voltadas para a cidade de Machadinho do Oeste, onde será realizada a 4ª Agroshow de 24 a 28 deste mês. A exposição-feira é considerada a melhor do Vale do Jamari +++ Na quinta-feira (24), às 11h será realizada Sessão Extraordinária Itinerante. O plenário da Ale foi transferido para Machadinho do Oeste +++ A Itinerante foi proposta pelo deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná). Na pauta assuntos relacionados à região +++ As eleições a prefeito de outubro de 2024 em Porto Velho poderá ter uma quinada e 90 graus com relação a candidatos. Se tínhamos ao menos uma dúzia de bons pretendentes, aos poucos nomes considerados de ponta vão sendo descartados devido a implicações com a Justiça, principalmente +++ A expectativa é que alguns nomes apontados como favoritos fiquem fora da disputa. Quem viver verá...
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
