Campanha morna indica segundo turno, mulher ausente na disputa do governo do Estado; nem Daniel, nem Jesualdo, mas sim Ana Gurgacz
Governo – A disputa pela sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) tem nove nomes registrados, sendo três em maior destaque, um intermediário e os demais com menos chances de elevar os números de intenção de votos. Eleger o próximo governador no primeiro turno é um sonho. Nenhum dos três mais bem colocados, tripé formado por Maurão de Carvalho (Rondônia, Unidos Somos Fortes, MDB/Podemos/ PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV), Acir Gurgacz (Juntos Para um Novo Tempo em Rondônia, PDT/PP/PR/PTB/PSDC/Solidariedade/PSB/PTC) e Expedito Júnior (Esperança por um Tempo Novo, PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas), a princípio se elegeria no primeiro turno.
Governo II – Com poucas chances de mudanças entre os favoritos, quando dois irão para o segundo turno, somente, por enquanto, Pimenta de Rondônia (Psol/PT) teria condições de chegar a disputa direta com os três mais bem colocados no caso de um segundo turno. Como eleição é uma enorme interrogação, porque já tivemos muitas com candidato considerado eleito e na hora da soma dos votos o resultado ser totalmente ao contrário toda prudência é pouca. O quadro sucessório ao governo está indefinido, sem um favorito, pois cada um tem seus problemas e qualidades.
Governo III – Nos bastidores da política dois nomes que, caso estivessem na disputa poderiam “dar gás” na campanha política são motivos de comentários. Um experiente, o ex (senador, governador, prefeito, deputado estadual constituinte) José Bianco e o empresário e produtor rural Juca Mazutti, de Vilhena, que ensaiou uma candidatura a governador, mas não formatou sua iniciativa. Bianco diz que não pretende mais disputar eleição e Juca sofreu pressão da família. Mas se estivessem na disputa provocariam movimentação muito maior que a “paradeira”, pelo menos por enquanto, na sonolenta campanha eleitoral.
Mulher – Rondônia tem nove pré-candidatos a governador e nenhum deles do sexo feminino. Apesar de a legislação eleitoral impor exigências de abertura para a mulher na política, que supera os homens no colégio eleitoral do Estado lamenta-se que nenhuma concorra à chefia do Poder Executivo Estadual. O Partido da Mulher Brasileira (PMDB) concorre com o comendador Valclei Queiroz ao governo do Estado e o vice Anderson Cleito, também é do PMD. Lamentável. Somente o PSTU, que concorre com Pedro Nazareno ao governo tem uma mulher de vice, a professora Nazaré Mendes.
Mulher II – Há enorme possibilidade de uma mulher entrar na disputa direta pelo governo do Estado, nas eleições deste ano. A grande interrogação que há na disputa do cargo de governador é a situação do senador Acir Gurgacz (PDT), que foi condenado em segunda instância e entrou com embargo infringente, que suspende toda a ação. No caso de Acir ficar impossibilitado, pois o prazo máximo para substituição é 17 de setembro, não será o governador Daniel Pereira ou o ex-prefeito de Ji-Paraná que concorre a uma das duas vagas ao Senado, Jesualdo Pires, ambos do PSB, o candidato da coligação, mas a empresária Ana Gurgacz, esposa de Acir. Quem vive verá...
Respigo
Irma Fogaça, ex-chefe de gabinete da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) é uma das candidatas à Assembleia Legislativa (Ale). Irma tem se destacado com uma campanha discreta, mas de muita visibilidade e deverá ser o nome forte do PHS na disputa das 24 cadeiras da Ale +++ Carlos Magno, candidato ao Senado pelo PP ficou sem a ex-primeira dama do Estado, Ivone Cassol na primeira suplência. Mas isso não impede o apoio do senador-licenciado, Ivo Cassol (PP) à sua candidatura +++ Outro nome na disputa das 24 vagas na Ale que vem ganhando espaço é o de Walter Silvano, do DEM, ex-presidente do Iperon e fiel companheiro do ex-governador José Bianco. Waltão é pessoa das mais solícitas e amigo dos amigos com porteiras abertas, sempre +++ O jovem empresário e piloto de avião Aziz Rahal também luta por uma vaga de deputado estadual. Está filiado ao PSL do candidato a presidente Jair Bolsonaro e, além da juventude traz propostas de mudanças para a melhoria da qualidade de vida da população.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
