Campanha política não empolga eleitorado, Acir aguarda por decisão do TSE nesta terça-feira, falta orientação das coordenações sobre como votar
Campanha – Organização e trabalho são dois pontos da maior importância numa campanha política, aliás, em tudo na vida. Mas numa campanha política, quando o que ocorre de errado na campanha só poderá ser corrigido nas próximas eleições, os dois itens citados, além de muito trabalho e dedicação são fundamentais para o sucesso. Mesmo com a facilidade das redes sociais, que proporcionam interatividade instantânea, há muita informação falsa, por isso é necessário organizar desde o comitê central, às inúmeras lideranças nos bairros e nas áreas centrais na capital e nas cidades do interior.
Sustentação – É comum observar que candidatos a cargos majoritários visitem cidades do interior, e também bairros da capital promovendo carreatas, passeatas, até mini-comícios em alguns lugares, mas não se constata o trabalho de sustentação, o de manter o eleitor ligado ao candidato e ao seu grupo, que está mantendo contato direto com a população. O trabalho de sustentação ao candidato (ou candidatos) não existe. A maior parcela do povo está indecisa, ainda, e o eleitorado, que ficou motivado com o discurso ou com a visita do candidato acaba esquecendo-o e na hora e escolhe aquele com quem manteve contato por último.
Governo – A campanha ao governo em Rondônia, desde o início vem polarizada por três candidatos à sucessão do governador Daniel Pereira (PSB). Acir Gurgacz – “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC); Maurão de Carvalho – “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV) e Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas). A expectativa é de eleições a governador em dois turnos, com Maurão e Acir na disputa da segunda vaga e Expedito, segundo as pesquisas (Ibope e Real Time Big Data) liderando com folga. Falta vibração na campanha, maior participação do eleitorado.
2º turno – Considerando que Expedito dificilmente perderá a primeira colocação e já estaria no segundo turno, a segunda vaga fica entre Maurão e Acir. Sem conseguir registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porque tem condenação pela Justiça, Acir recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de embargos. Não conseguiu e agora busca legalizar o registro, através de liminar. A decisão deve sair até amanhã (2). Maurão tem uma campanha com ampla visibilidade, de muita movimentação de cabos eleitorais. É possível notar a diferença da campanha dele em relação aos demais. Acir trabalha mais nos bastidores e Expedito “só pro gasto”, como diz o caboclo, porque não é necessário forçar agora, a não ser que tenha dados que dê a ele condições de vencer no primeiro turno. É difícil. Mas...
Voto – Na campanha a governador de Rondônia somente o candidato Expedito Júnior (PSDB) está utilizando o tempo de televisão (propaganda) para orientar o eleitorado a votar. O processo de votação é complicado, mesmo para os mais experientes, porque o cidadão terá que operar a urna eletrônica seis vezes: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual (cinco dígitos), duas vezes seguidas a senador (três dígitos cada uma das votações), governador (dois dígitos) e presidente da República (dois dígitos). Quem tem problemas de memorização recomenda-se levar uma “cola”.
Respigo
Devido ao feriado municipal de amanhã (104 anos de Porto Velho) a capital está vazia e as ruas e avenidas com pouco movimento. É que as repartições públicas (municipal e estadual) decretaram ponto facultativo e boa parte do povo viajou para outros estados ou rumaram para o interior +++ Caso o feriado fosse à próxima semana a abstenção nas eleições que ocorrerão no próximo domingo (7) que tem previsão de ser grande em todo o Brasil seria maior em Porto Velho. Parcela significativa da população viajaria na sexta-feira e o comparecimento às urnas ficaria prejudicado na capital +++ O mundo da música perdeu esta semana uma das suas mais bonitas vozes com a morte da cantora Ângela Maria, a Sapoti. Os mais jovens, ou menos velhos certamente não a conheceu, mas a Sapoti deixa saudades +++ A chuva que caiu em Porto Velho hoje (1º) á tarde amenizou o forte calor. Por volta das 15h os termômetros registravam em torno de 35 graus.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
