Candidato desiste da disputa em Guajará-Mirim, tendência das eleições em Vilhena é manter atual prefeito, vice de Hildon Chaves será do interior
Guajará-Mirim – O ex-chefe de gabinete do ex-deputado estadual Dedé de Melo, durante anos, João Soares, que estava na lista de candidatos a prefeito de Guajará-Mirim desistiu da candidatura. Estavam na lista de postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal cinco candidatos, agora reduzido para quatro com a saída de Soares, e ele adiantou, que irá apoiar a reeleição da prefeita Raíssa Bento (MDB). Soares também foi Chefe de Gabinete dos saudosos ex-prefeitos Isaac Bennesby e Francisco (Chiquinho) Nogueira Filho e é servidor público federal aposentado. Também foi candidato a prefeito em 2020 ficando na segunda colocação perdendo por somente 291 votos para a prefeita Raíssa Bento, que terá o seu apoio na busca da reeleição.
Vereador – Empenhado em buscar mais um mandato, o vereador de Porto Velho, Júnior Queiroz (Republicanos) promove constantes reuniões em residências de pessoas, que o convidam para falar de seus planos para o futuro na política. No próximo dia 22, às 19h, a reunião será na residência do Chefe de Gabinete do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-PVH), irmão de Júnior, Fábio Ribeiro, filho do saudoso amigo Dezival Ribeiro. Fábio está convidando os amigos para prestigiar o encontro, que visa sensibilizar as pessoas a votarem em Júnior Queiroz na sua tentativa de reeleição. Ainda não estava confirmado, mas a candidata a prefeita Mariana Carvalho (UB), deverá prestigiar o encontro de familiares e amigos de Fábio Ribeiro na noite do dia 22.
Vilhena – O delegado Flori Cordeiro (Podemos) não deverá ter muitas dificuldades para conseguir se reeleger prefeito de Vilhena. Flori chegou a prefeitura, na eleição suplementar de outubro de 2022, depois de a cassação do prefeito Eduardo Japonês e da vice Maria da Glória, ambos do PV, após denúncias de irregularidades na administração. Ele tem como adversária Raquel Donadon (PSD), de família tradicional na política regional, mas sem suporte financeiro para fortalecer a campanha política, inclusive com desistências de candidatos a vereador. O PT concorre com Alan Souza mais para marcar território. Flori está, como diz o ditado popular, com “a faca e o queijo” na busca de um novo mandato e, pelo andar da carruagem conseguirá. Sempre á bom alertar, que em política nada é definitivo e, como temos ao menos mais duas semanas de campanha... é bom lembrar que os Donadon não podem ser ignorados.
Parceria – O assunto relacionado à política, como não poderia deixar de ser, está sendo muito comentado nos bastidores. E aborda as eleições de 2026, quando serão eleitos, ou reeleitos, presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado nos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. O assunto passa pelas eleições municipais (prefeito vice e vereador) de outubro próximo. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), reeleito em 2020, deixará a prefeitura em janeiro do próximo ano, e trabalha com afinco para eleger a ex-deputada federal e ex-vereadora da capital, Marina Carvalho para sua sucessão, que será fundamental para as pretensões políticas futuras de Chaves.
Parceria II – Com enorme aprovação da sua administração, Hildon Chaves se prepara para enfrentar as urnas em 2026 como pré-candidato a governador, por isso, deixará a prefeitura em janeiro do próximo ano, mas permanecerá na presidência da Associação Rondoniense dos Municípios-Arom, porque está no primeiro ano e são três de mandato. Conseguindo, ou não, eleger Mariana, Chaves precisa de um pré-candidato do interior, que tenha popularidade suficiente para garantir votação expressiva fora da capital, onde ele já tem o seu espaço. E o nome seria de um ex-deputado estadual e atual prefeito, que é candidato à reeleição, Adailton Fúria (PSD), que segundo pesquisas, deverá ser manter no cargo. Caso a parceria seja confirmada, e certamente teremos muitas contestações, o que é normal, será um passo importante nos preparativos para as eleições de 2026. Quem viver verá...
Respigo
Sucesso a 2ª edição da campanha Ala do Bem Novalar em favor do Hospital (do Amor) de Câncer de Porto Velho encerrada no último dia 31, quando foram arrecadados R$ 94.970,00. Parabéns ao pessoal da Novalar-Porto Velho, que organizou a campanha, que demonstrou sensibilidade e respeito dos clientes da empresa na capital +++ A estiagem em Rondônia, Acre e Amazonas é realmente preocupante. Foi decretado emergência pela Prefeitura de Manaus devido à seca +++ O decreto permite ações emergenciais na mobilização de recursos para atendimentos imediatos. É uma maneira de aliviar os efeitos sociais, ambientais e econômicos provocados pela longa estiagem +++ Emissoras de TV de Porto Velho confirmaram que entrevistarão os candidatos a prefeito. Os debates iniciam pela SIC TV dia 28 das 20h às 22h15, TV Norte dia 30 às 11h e a Rede Amazônica na noite do dia 3 de outubro.