Caso Mariana não concorra à prefeita de Porto Velho Maurício será o candidato do grupo, ex-prefeito trabalha candidatura a governador, MDB de Rolim negocia com o PL
Prefeito – O assunto, ainda, está sendo discutido em nível de bastidores envolvendo lideranças partidárias, mas a fonte é digna de crédito, pois conhece muito bem o dia a dia dos partidos políticos. A possibilidade de a ex-deputada federal e presidente regional do Republicanos, Mariana Carvalho concorrer à sucessão municipal em Porto Velho nas eleições de outubro de 2024 são enormes. Mariana já foi vereadora no município e tem a preferência do prefeito Hildon Chaves (Sem Partido), que está no segundo mandato, no caso de uma candidatura à prefeitura. Caso Mariana não concorra, pois, o planejamento seria de disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026, o seu irmão, o deputado federal e ex-vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho seria o nome do grupo para o cargo de prefeito da capital. Quem viver verá...
Rolim – Na coluna de segunda-feira (23) a informação da reunião do PL em Rolim de Moura, partido presidido no Estado pelo senador Jaime Bagattoli. O PL, além de Bagattoli tem o senador Marcos Rogério como filiado, ou seja, das três vagas ao Senado, duas são do PL, que também tem dois deputados federais, Sílvia Cristina e o coronel Chrisóstomo Moura, ambos reeleitos em 2022. Sílvia e Chrisóstomo participaram do encontro de sexta-feira (20), que reuniu cerca de cem pessoas. Além das duas ausências inexplicáveis, o que chamou a atenção não foi a presença do prefeito Aldo Júlio, que é do MDB, mas de a maioria dos seus principais secretários e assessores diretos, que compareceu em grande número. Seria a possibilidade de a composição de uma federação entre os dois partidos?
Governador – Um dos deputados estaduais mais experientes da atual legislatura, que já passou por uma prefeitura e está com domicílio eleitoral em um dos municípios mais importantes do Estado, na opinião de políticos, o parlamentar estaria se preparando para concorrer à sucessão municipal em 2024, mas sim para 2026. E que já estaria promovendo um eficiente planejamento, para eleger o máximo de prefeitos e vereadores nas eleições do próximo ano, para alicerçar uma base política visando 2026, quando teremos as eleições gerais envolvendo presidente da República, governadores, duas das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Não há dúvidas, que o plano é ousado, mas quem acompanha política sabe do seu poder de articulação.
BR 319 – Enfim uma mobilização política sobre a situação da BR 319, única ligação terrestre de Manaus com os demais Estados. Construída e inaugurada na década de 70, a rodovia não é restaurada há anos devido a complicações ambientais. Parte devido a ignorância dos ambientalistas da “Selva de Pedra”, de a maioria dos políticos que só lembra da rodovia em períodos eleitorais e pela falta de visão do futuro de nossos governantes. Com a crise provocada pela estiagem deste ano, que deixou os rios da Amazônia reduzidos a córregos e, a situação precária da população ribeirinha, que tem somente a navegação e, em alguns pontos a aviação como meio de transporte o “sonolento” Congresso Nacional resolveu criar uma Frente Parlamentar em Defesa da BR 319, que tem a deputada federal Cristiane Lopes, como vice-presidente. Já passou da hora de natureza e humanos se conscientizarem, que é possível sim, a convivência preservando o meio ambiente e a vida de humanos e animais.
Saúde – A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale) esteve reunida na manhã de hoje (24) e contou com a participação, após convocação, do representante da Unops- Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, Rafael Esposel, que participou via online, para discutir a parceria entre órgão operacional e o Governo do Estado, via Sesau (Secretaria de Saúde) sobre o andamento de projetos e obras no segmento em Rondônia. A conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim, iniciado na década de 90, predominou na reunião presidida pela deputada Taíssa Sousa (PSC) e com as participações dos colegas parlamentares Luizinho Goebel (PSC-Vilhena), Rodrigo Camargo ((Republicanos/Ariquemes) e Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná), via online. Rafael foi muito cobrado, teve dificuldades para responder perguntas e foi intimado a entregar cópias de todo os contratos firmados com o Governo do Estado em um prazo de 2 horas.
Respigo
Bastante movimentado os corredores da Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje (24). A mobilização maior foi no segundo piso, onde são realizadas as reuniões das Comissões Permanentes da Casa de Leis +++ Como não ocorreu atividade política na última semana, os deputados aceleraram os trabalhos. A maioria das comissões estiveram ativas sinalizando como a de Saúde que cerca de 2 horas +++ Na quarta-feira (25) teremos dois jogos (ambos às 20h30) pelo Brasileirão A, e um deles, será decisivo. O Corinthians receberá o líder Botafogo, que em caso de vitória praticamente garantirá o título +++ Na outra ponta (rebaixamento) está o Corinthians, a três pontos da zona de degola. Uma derrota deixará o Timão em situação bastante crítica no campeonato de futebol mais importante do Brasil.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
