Cenários em escalada
Recentemente apresentado em Manaus pelo Ipea, o estudo “Brasil 2035 – Cenários para o Desenvolvimento” traz um misto de preocupação e entusiasmo. A preocupação consiste em que o Brasil segue hoje o pior dos quatro cenários propostos no estudo: o “Vai Levando”. A confiança está em que os demais cenários propostos permitem supor uma escalada rumo à perspectiva de um futuro melhor.
O segundo cenário (“Crescer é o lema”) é desenvolvimentista: ocorre o crescimento, mas as riquezas não são distribuídas a todos. A dívida social, deixada em segundo plano, provoca tensões.
Ainda segundo o Ipea, o terceiro cenário seria um ainda incompleto “Novo Pacto Social”, que deveria ter sido o período sob a égide da Constituição de 1988, no qual sucessivos governos priorizam a dívida social e chegam a um crescimento moderado da economia, com os investimentos focados em setores tradicionais sem espaço para inovação.
A Amazônia ainda amarga sérios dissabores, que culminaram com a campanha contra a região intensificada no cenário “Vai Levando”. Só o quarto cenário, que merece uma análise posterior mais detalhada, poderá servir efetivamente aos interesses amazônicos.
…………………………………..
Sacramentado
A primeira definição importante sobre as eleições de outubro já foi tomada. Trata-se da aliança PDT/PSB, com convenção conjunta no próximo dia 29, em Porto Velho, lançando Acir o senador Gurgacz (PDT) ao governo do estado e o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) ao Senado. Com a coalizão formada, se desmentiram os boatos de cisão. E já existem mais seis partidos alinhados.
A boataria
Ainda sobre especulações, rola aquela dando conta que o atual senador Valdir Raupp e o presidente regional do MDB Tomás Correia conspiram contra a candidatura do ex-governador Confúcio Moura ao Senado que tomaram proporções pelo estado. Como consequência da possível saída do páreo de Confúcio muita gente está se atirando a esta peleja, como o cassolista Carlos Magno (PP).
O estremecimento
O estremecimento do MDB com Confúcio deixou o terreno de boatos e das especulações e já pode ser considerado um fato. O governadoravel Maurão de Carvalho (MDB) confirmou no programa Rondônia em Debate que o ex-governador não esta lhe apoiando, mesmo com o nome de Maurão, aprovado pelo partido nas últimas reuniões. O MDB quer tesourar El Carecón.
Coelhos na cartola
No entanto, magic Confúcio nunca perdeu parada e esta acostumado ganhar as pelejas de virada, como nas duas suas eleições ao governo e no embate com os deputados estaduais na legislatura passada que queriam sua pele para tamborim, mas que acabaram tosquiados e chamuscados na peleja do impeachment. Por conseguinte, que Raupp e Tomás que aguardem, porque pode vir chumbo trocado.
Encontro do PDT
Com o propósito de ativar a militância na região do Café, o PDT realiza encontro hoje em Cacoal para discutir suas nominatas a Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, e alianças com os partidos alinhados para o governo do estado. Uma grande coalizão já esta organizada para dar sustentação à candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo do estado.
Via Direta
*** È uma farra de presidiários perambulando por Porto Velho, com ou sem tornozeleiras eletrônicas *** Até parece que as porteiras estão abertas nos presídios da capital *** José Jodam, o empresário rolimorense que deseja disputar o governo do estado pelo PSL, começa colocar seu bloco na rua *** Ele é o candidato de Jair Bolsonaro em Rondônia e pretende angariar o apoio do segmento do agronegócio.
MAIS LIDAS
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/11) para seu signo
Ex-PRFs acusados de asfixiar Genivaldo com gás em porta-malas vão a júri popular
No jogo eleitoral, vereadores eleitos ainda podem dançar
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (28/11) para seu signo
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br