Centro-direita já tem pré-candidatura em Porto Velho, centro-esquerda se organiza para consolidar um nome, cantora Joelma é atração na Tallismã21
Sucessão – Muito se comenta nos bastidores da política em Porto Velho, que os partidos de oposição ao atual prefeito Hildon Chaves-PSDB, que está no último ano do segundo mandato estarão unidos para disputar as eleições municipais, (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. PT, PSB, PV, Psol, PCdoB, além de outros não menos importantes devem se unir para disputar as eleições na capital, onde o PSDB, de Hildon, lidera um grupo de partidos de centro-direita, que tem com pré-candidata a ex-deputada federal Mariana Carvalho, que deixou a presidência do Republicanos, para se filiar ao União Brasil, presidido no Estado pelo chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que tem o governador Marcos Rocha como político de maior expressão.
Capital – Nas eleições de 2022, quando Marcos Rocha se reelegeu, o prefeito Hildon Chaves foi fundamental para o segundo turno. Rocha superou o senador e presidente regional do PL, Marcos Rogério, que era apontado como favorito. Hoje Hildon apoia a pré-candidatura de Mariana e conta com o apoio de Rocha e seu grupo na sucessão municipal na capital. O pessoal de centro-direita está bem mais organizado em Porto Velho. Já o grupo de centro-esquerda, ainda, não definiu um nome para ser trabalhado como pré-candidato para ser confirmado nas convenções municipais (20 de julho a 5 de agosto), quando serão definidos os candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições de outubro próximo e, com certeza em dois turnos, pois dificilmente teremos um candidato, seja de esquerda, direita, centro ou outro segmento, que consiga somar 50% mais 1º do percentual de votos válidos.
Oposição – Até o momento pouco se fala sobre candidato ou candidatos de oposição em Porto Velho. O professor universitário Vinícius Miguel, que hoje preside o PSB, partido que por muito tempo esteve no comando do ex-deputado federal e ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, está tendo o nome bastante comentado sobre s possibilidade de disputar a prefeitura este ano, representando os partidos de centro-esquerda. Não há dúvida que é um bom nome, mas no mesmo segmento temos Fátima Cleide, ex-senadora, que já teve mandato e deixou um legado de bons serviços prestados a Rondônia, à Nação e principalmente para os servidores públicos federais, que predominam em Porto Velho. Certamente Fátima ou Vinícius serão os nomes da oposição. Como em política é preciso somar, no caso, unir os partidos de esquerda e buscar parcerias com o pessoal de centro são ações fundamentais para sucesso nas urnas.
Violência – O elevado índice de criminalidade e violência em Rondônia, na capital e no interior continuam. Temos que reconhecer, que diminuiu em relação ao mesmo período do mês de março, mas, ainda, é elevado. Já foi possível notar aumento de abordagens em motocicletas com caronas pela Política Militar (PM), que responde pelo policiamento ostensivo-preventivo como adiantou há dias o comandante da PM no Estado, coronel Regis Wellington Braguin Silvério. É preciso mais ações, inclusive durante o dia nos principais bairros e na área central. Saudades do ex-delegado Hélio Máximo, que na década de 90-2000 acabou com as famigeradas gangues, que ditavam normas em Porto Velho, como ocorre, hoje, com as facções, que prendem, julgam e matam. Há que se reconhecer, que o policiamento ostensivo-preventivo melhorou, mas está muito distante de o mínimo necessário.
Show – A apresentação da cantora Joelma, durante o 1º Festival da Amazônia, que durante muito tempo foi a estrela da Banda Calypso será no próximo dia 4, a partir das 21 horas na Talismã21 em Porto Velho. A região já se mobiliza. O evento cultural também terá apresentações de bois-bumbás, companhias de danças, bandas locais e regionais, tendo como principal atração a cantora Joelma. A expectativa é de enorme público, pois a expectativa é grande. A responsável pelo evento, a LC Produções, que tem tradição no segmento em organização e promoção de grandes espetáculos artístico-cultural como carnaval, rodeios, shows nacionais e réveillon está trabalhando 24 horas na divulgação.
Respigo
Em Ji-Paraná a sucessão municipal ganha corpo com a entrada do jovem, mas experiente político, além de técnico renomado, Ari Saraiva, que, dentre outras ações na política, implantou o Shopping Cidadão na cidade. Ele já passou pela prefeitura (administração Jesualdo Pires-PSB) e tem enorme currículo em administração pública +++ Saraiva preside o PP em Ji-Paraná, partido presidido pelo ex-governador Ivo Cassol e está escalado como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. Nas próximas colunas o assunto será abordado com maiores detalhes, pois envolve a política do segundo maior e mais importante município de Rondônia +++ O jovem Cleiton Roque Jr., filho do ex-deputado estadual Cleiton Roque está na lista do PRTB como pré-candidato a vereador em Porto Velho. É personagem constante nas redes sociais, sempre orientando a população, por exemplo, de como obter, regularizar ou transferir o título de eleitor, dentre outras necessidades +++ Um dos vídeos mais recentes de o jovem pré-candidato é sobre a maior importância de o eleitor votar em outubro deste ano. A data limite para regularizar a situação eleitoral é 8 de maio.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
