Comissão de transição não acompanhou Orçamento 2019, sucessão em Ariquemes tem Redano como favorito, trânsito da capital continua violento e desorganizado
Comissão – A falta de conhecimento sobre a realidade econômica, social e política do Estado ficou evidente em recente entrevista de o governador Marcos Rocha (PSL) à imprensa na última semana. O ex-governador Daniel Pereira (PSB), quando elaborou o Orçamento 2019 teve a participação dos membros da equipe de transição do governador eleito, composta para justamente buscar o equilíbrio econômico e financeiro do Estado na elaboração do documento que foi discutido e votado pelos deputados estaduais. Três meses, após a posse Marcos Rocha vem a público dizer que Rondônia tem déficit econômico-financeiro em torno de R$ 400 milhões, além de falta de recursos para a Saúde (129 milhões) e Segurança Pública (100 milhões). É o fim da rosca...
Ariquemes – São crescentes e constantes os comentários sobre a sucessão municipal em Ariquemes, um dos municípios de maior importância econômica e social do Estado, hoje o maior produtor de grãos (soja e milho) de Rondônia. O atual prefeito Tiago Flores (PSL), ainda, não se posicionou sobre a reeleição, mas as apostas são que ele concorrerá. Sua administração não é das melhores, mas tem apoio da maioria dos vereadores e consegue administrar com tranquilidade, mas não com competência e sofre forte rejeição da população. Como temos até outubro do próximo ano para novas eleições, provavelmente tenha tempo para se recuperar.
Ariquemes II – O nome do ex-prefeito Lorival Amorim também está entre os prováveis candidatos a prefeitos em 2020. Ocorre que sua passagem pela prefeitura não deixou saudades, porque o município ficou no abandono, na época, por isso não se reelegeu e Thiago conseguiu uma vitória sem muitas dificuldades em 2016. Mas o que se comenta é que ele será está se preparando para enfrentar as urnas nas eleições do próximo ano.
Ariquemes III – Seguramente o político de maior destaque no município, hoje, é o deputado estadual reeleito em 2018 entre os mais bem votados do Estado, Alex Redano (PRB). É jovem, tem passado limpo e uma ótima folha de bons serviços prestados ao município como ex-vereador e ex-presidente da câmara municipal. Sua esposa Carla Redano (PRB) se elegeu vereadora e hoje preside o parlamento mirim desde o início do ano. Redano já está eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e será empossado em fevereiro de 2021 para um mandato de dois anos, quando terminará o do atual presidente, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná).
Transito – Trafegar nas ruas e avenidas de Porto Velho continua sendo uma tarefa nada fácil. A maioria dos motoristas não respeita o pouco que há de sinalização, não há fiscalização e orientação e os acidentes ocorrem em quantidade elevada. Além dos motoristas irresponsáveis que circulam sem cinto de segurança, inclusive muitas mulheres e idosos, os motoqueiros, que predominam nas estatísticas de acidentes de trânsito. E o que mais intriga é que não se nota agentes de trânsito atuando, mas todos os meses caderno nos jornais com nomes de motoristas e motociclistas aparecem flagrados cometendo inflação de trânsito. Os “cabeças de tapioca”, como são conhecidos os agentes, não são vistos no trânsito, mas as multas aparecem em elevada quantidade. E a fiscalização, orientação e fiscalização? Só multas?
Respigo
Na manhã de hoje (8) o deputado estadual Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta) esteve visitando a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale), que abriu o ano letivo nesta segunda-feira com cursos técnicos que serão aplicados durante todo o mês e alguns até a primeira semana se maio. Jean foi recebido pelo diretor geral da Escola, Fábio Ribeiro e percorreram várias salas de aula acompanhando o trabalho dos instrutores +++ Os institutos que controlam o tempo em Rondônia estão bem fora de sintonia. Nas últimas semanas não conseguiram acertar um dia a meteorologia +++ Quando anunciam queda de temperatura para um dia o fenômeno só ocorre um ou dois dias depois. Quem acreditar nas previsões ficará sempre na mão, pois os dados nunca batem como no último final de semana, que a friagem estava prevista para sexta-feira e só ocorreu no domingo +++ Amanhã à tarde (15h) é mais um dia de sessão ordinária na Assembleia Legislativa (Ale) e o DER certamente será o foco das atenções. O Estado está prejudicado devido a precariedade das estradas (ROs, leito natural, vicinais) que isolam regiões comprometendo produção agrícola, o ir e vir das pessoas e a cobrança deverão prevalecer nas intervenções na Tribuna.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
