Confirmada eleição suplementar em Vilhena, Hildon não fica em cima do muro e declara apoio a Rocha, dinastia da Família Cassol na política chegou ao fim?
Vilhena – Desde julho último que Vilhena está com prefeito interino, o presidente da câmara de vereadores, Ronildo Macedo (Podemos). É que o prefeito reeleito em 2020, Eduardo Japonês e a vice, Patrícia da Glória, que eram filiados ao PV foram cassados por prática de crime eleitoral nas eleições de 2020. Com o afastamento do prefeito e da vice, Ronildo assumiu e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou eleição suplementar no próximo dia 30, junto com as eleições em segundo turno. O eleitor deverá votar a presidente da República (Lula-PT ou Bolsonaro-PL), a governador do Estado (Rocha-UB e Rogério-PL). No mesmo dia serão eleitos para um mandato tampão os novos prefeito e vice do município. Japonês, ainda, tentou retornar ao cargo, através de liminar, mas na quarta-feira (26) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela relatora ministra Carmen Lúcia, negou o deferimento da tutela cautelar.
Vilhena II – Além de votar a presidente da República e a governador, o eleitor de Vilhena terá uma terceira ação na urna eletrônica, e escolher o futuro prefeito para um mandato tampão até dezembro de 2024. Estão na disputa dois nomes e a campanha curta. Nas convenções partidárias realizadas este mês foram definiram cinco nomes, mas somente dois permaneceram. Concorrem a ex-prefeita Rosani Donadon (PSD) e o delegado da Polícia Federal (PF), Flori Cordeiro (Podemos). A expectativa é de uma disputa bem equilibrada entre Flori, da nova geração de políticos do Cone Sul, região polarizada por Vilhena, e Rosani, de família tradicional na política regional. Até o fechamento da coluna (por volta das 14h) não se tinha conhecimento da publicação de nenhuma pesquisa sobre a eleição a prefeito de Vilhena.
AVC – A realização do 7º Desafio AVC 2022 em Cacoal tem o apoio do vereador Paulo Henrique (PTB). O evento tem a finalidade de as pessoas se prevenirem contra o AVC, a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal de incapacidade no mundo. O desafio está sendo realizado desde o último dia 25 e será encerrado no sábado (29). Segundo o vereador Paulo Henrique, há 90% de chances de prevenir o AVC evitando e controlando os fatores de risco como diabetes, pressão alta, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, obesidade, dentre outros. A prevenção é fundamental para se evitar o AVC, que, quando não é letal deixa enormes sequelas.
Apoio – Após comentários em redes sociais, que o prefeito de Porto Velho, Hildon chaves (PSDB), no segundo ano do segundo mandato seguido, não estaria participando diretamente das eleições a governador, um vídeo passou a circular pela internet. No vídeo Hildon, que dirige o município com o maior colégio eleitoral do Estado, cerca de 320 mil eleitores, e foi importante na eleição da primeira dama, Yeda Chaves (UB) a deputada estadual, a segunda mais bem votada com 24.660 votos, não só elogia o trabalho do governador Marcos Rocha (UB) como diz que o melhor para Rondônia é a sua reeleição. Normalmente prefeitos nunca conseguem realizar um segundo mandato seguido eficiente, mas Hildon, se destaca pelo bom trabalho e deverá fechar sua passagem pela prefeitura da capital com sucesso, inclusive entregando o novo Terminal Rodoviário, para substituir a “parada de ônibus”, que é a atual rodoviária, sem as mínimas condições de atender a demanda de passageiros de Porto Velho. Hildon é do PSDB, mas demonstrou que não fica em cima do muro...
Cassol – Neste ano a Família Cassol foi a que mais perdeu espaço na política regional. O ex-governador Ivo Cassol (PP) não conseguiu o registro de sua candidatura e não pode concorrer à sucessão estadual, A possibilidade de Cassol disputar o governo do Estado, levou a irmã, a deputada federal e presidente regional do PP, Jaqueline a optar pela única das três vagas ao Senado. Ficou na terceira colocação com 12.68% dos votos válidos ignorando uma provável reeleição. O genro de Cassol, Francisco Raposo Jr (PP) também não se elegeu deputado federal, e o cunhado, Luiz Paulo não conseguiu votos suficientes para se eleger deputado estadual. Negar que Cassol continua sendo uma das lideranças políticas mais expressivas de Rondônia é ignorar a realidade, mas tem que se admitir, que será difícil os Cassol retomar o espaço que tinha no segmento político-partidário.
Respigo
Para quem gosta hoje tem debate na TV Rondônia (Globo). Os candidatos a governador Marcos Rocha (UB) e Marcos Rogério (PL) estarão frente a frente a partir das 21 horas +++ Servidores públicos do governo do Estado, Assembleia Legislativa (Ale) e Prefeitura de Porto Velho trabalham normalmente amanhã (28), Dia do Servidor Público e folgam na quinta-feira (3). A preocupação é com as eleições em segundo turno de domingo (30), quando serão eleitos o presidente da República, govenador do Estado e, em Rondônia, prefeito e vice de Vilhena +++ O fechamento dos órgãos públicos na sexta-feira poderia provocar uma debandada de servidores e comprometeria as eleições do domingo. Como votar é fundamental, seguro morreu de velho +++ É sempre importante lembrar o eleitor que Rondônia tem horário diferenciado para votação no domingo (30). Os locais de votação serão abertos às 7h e fechados às 16h +++ Capitais terão transporte coletivo gratuito aos eleitores no domingo. Porto Velho é uma delas, no horário das 6h às 18h.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
