Confúcio fora do MDB e do governo, Thiago pré-candidato a federal, Jesualdo renuncia e vice assume prefeitura

4 de abril de 2018 615

Federal – O prefeito de Ariquemes, Thiago Flores anunciou na última segunda-feira (1º) na Câmara Municipal o desligamento do MDB e a sua nova sigla partidária, o PSL, que tem o deputado federal Jair Bolsonaro pré-candidato a presidente da República. Thiago também anunciou que será candidato a deputado federal nas eleições deste ano, por isso, deverá renunciar o mandato até o próximo sábado (7), seis meses antes das eleições.

Follador – Caso realmente Thiago reafirme sua pré-candidatura à Câmara Federal, o vice-prefeito, Lucas Follador (DEM), que estava se preparando para concorrer em dobradinha com o pai, o deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes), pré-candidato à reeleição, a uma vaga a deputado federal, terá que assumir o cargo de prefeito. Assumindo a prefeitura, Lucas terá cerca de um ano e nove meses de governo e não poderá concorrer à reeleição, que foi abolida na minirreforma eleitoral.

Cacoal – O que está ocorrendo em Cacoal com a Unidade de Pronto Atendimento-UPA, concluída e não inaugurada, porque não há funcionários não é novidade na política nacional. Isso ocorre na maioria dos municípios brasileiros com postos de saúde, maternidades e creches. As prefeituras não têm condições de manter os servidores, que é uma despesa permanente e crescente. Porto Velho e outros municípios do Estado também têm creches concluídas, mas fechadas devido a falta de recursos humanos. Coisas de um país chamado Brasil...

Camaleão – O governador Confúcio Moura, ainda, no MDB, também conhecido como “governador camaleão”, pois ninguém consegue saber com exatidão a sua “cor partidária” já estaria fora do partido onde iniciou a carreira política em 93, quando se elegeu deputado federal. A cúpula do MDB já está notificada que Confúcio deixa o partido e que é pré-candidato a uma das duas vagas ao Senado. Ele não decidiu, ainda, o partido para se filiar, mas como a coluna já adiantou em várias vezes há duas opções: DEM e PDT, mas o mais provável que seja o primeiro. Quem viver verá...

Prejuízo – Até a próxima quinta-feira (5) o posicionamento do futuro político de Confúcio virá a público, porque deverá ocorrer a transmissão de cargo de governador para o vice, Daniel Pereira (PSB). Confúcio e o senador Valdir Raupp são os dois nomes mais expressivos do MDB em Rondônia, além de Maurão e Carvalho, pré-candidato a governador e presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Sem Confúcio na campanha o projeto de Maurão governar Rondônia fica prejudicado, pois o governador deixará o cargo muito bem avaliado pela população com prejuízos eleitorais enormes para a chapa do MDB.

Respigo

No próximo sábado (7) será comemorado o Dia do Jornalista. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-Fiero, Marcelo Thomé oferecerá um café da manhã para os profissionais de comunicação na sexta-feira (6), a partir das 8h, na Casa da Indústria +++ Dirigentes partidários estão dormindo pouco em razão do troca-troca de partidos de políticos que queiram disputar as eleições ou à reeleição este ano. Reuniões avançam a madrugada discutindo as filiações ou desfiliações, porque a “janela” terminará no próximo sábado (7) +++ A posse do vice-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT) como prefeito de Ji-Paraná, ainda, não tem local definido, mas será na próxima sexta-feira (6). O prefeito Jesualdo Pires (PSB) deixa o cargo para disputar uma das duas vagas ao Senado nas eleições deste ano +++ Nas reuniões das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje (3) o deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) lembrou do acordo dos deputados com o Sintero (sindicato dos trabalhadores em educação), que nada votariam em favor do governo do Estado, enquanto não fosse encontrada uma solução para a greve do segmento. Os servidores em educação do Estado estão em greve há quase 40 dias.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)