Congresso afrouxa regras eleitorais e partidárias, órgão público hastear bandeira do Estado de cabeça para baixo é o fim da picada, Operação Carrossel coloca em xeque administração
Congresso – Em 2015 o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu que empresas financiem campanhas eleitorais. Logo a seguir o glorioso Congresso Nacional criou o Fundo Partidário, ou seja, disponibilizou dinheiro público, de forma oficial em campanhas políticas. No ano de 2018 foram esvaziados dos cofres públicos (dinheiro do povo) em R$ 1,7 bilhão, distribuído a candidatos no período eleitoral. É importante que foi para o ralo mais R$ 1 bilhão referente ao Fundo Partidário, outra aberração da política. Esta semana os deputados federais aprovaram projeto de lei, que afrouxa regras eleitorais e partidárias e traz de volta a propaganda partidária no rádio e na TV. É o fim da rosca...
Patriotismo – Vamos aproveitar que estamos em plena Semana da Pátria para lamentar o enorme desconhecimento da maioria da população sobre a Pátria. A maior parte da comunidade, seja adolescente, jovem ou adulta desconhece os símbolos da Pátria, sendo um deles a Bandeira Nacional. No local onde funciona a Secretaria da Fazenda do município de Porto Velho, o hasteamento e o arriamento dos pavilhões (Brasil, Estado e Município) são executados por pessoas despreparadas. Segunda-feira (2) a Bandeira de Rondônia estava de cabeça para baixo. Ontem (3) estava hasteada de forma correta e hoje (4) novamente de cabeça para baixo. Isso demonstra a ignorância, o descaso com uma missão, que é lei e tem inclusive, horários para hastear e arriar os pavilhões.
Federal – A Operação Carrossel realizada desde a manhã de hoje (4) pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) em Porto Velho demonstra que, mesmo com ações constantes da nossa polícia de elite, principalmente em órgãos públicos a gatunagem do dinheiro público continua. A Carrossel atua desde as primeiras horas na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Superintendência Municipal de Licitações (SML) no combate ao desvio a recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) no âmbito da Semed e SML. Às 16h o prefeito Hildon Chaves (PSDB) concede coletiva à imprensa (a coluna foi fechada às 15h) sobre o assunto. A administração Hildon tem defeitos, mas também qualidades, e uma delas a lisura no trato do dinheiro público. Como a administração vem num crescente, a Carrossel exige ações enérgicas e transparentes de Hildon.
Prefeito – As eleições municipais do próximo ano que elegerão os novos prefeitos, vices e vereadores prometem ser acirradas em Porto Velho. Pelo menos oito nomes em condições de disputar o cargo máximo eletivo do município estão se mobilizando em busca de formatar parcerias e formar grupos fortes para concorrer em 2020. Hildon que iniciou o mandato com força total perdeu forças, após o primeiro ano. Aos poucos vem se recuperando e, caso consiga colocar pelo menos 30% das obras e realizações programadas para os próximos doze meses de governo certamente concorrerá com enorme percentual de possibilidade de êxito.
DER – As cobranças ao governo do Estado pelos deputados estaduais continuam. Na sessão ordinária da manhã de hoje (4) o deputado Ezequiel Neiva (PTB-Cerejeiras), que já dirigiu o DER cobrou da diretoria da autarquia a reestruturação do parque de máquinas da Residência de Colorado do Oeste, que está sucateado devido à falta de peças e manutenção. Ezequiel lembrou a direção do DER que o Cone Sul produz cerca de 80% dos grãos de Rondônia uma das forças da economia do Estado e precisa de rodovias em condições de tráfego o ano todo.
Respigo
A clonagem por hackers de telefones de deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa (Ale) demonstra a fragilidade do sistema. Telefones de cinco parlamentares e servidores foram acessados por hackers que distribuíram notícias falsas +++ Além dos problemas com “notícias” que não são notícias as vítimas também estão tendo problemas com bancos e outras instituições. A Ale já distribui comunicado alertando a população sobre a situação +++ O Bazar Beneficente da Sociedade Pestalozzi realizado em Porto Velho há dias foi um sucesso. Mais de 25 mil produtos foram doados e cerca de 10 mil, ainda, precisam ser vendidos +++ O procurador da República do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, que comandou o bazar está convidando para a segunda etapa, que será realizada no próximo dia 14h no Ifro da Jorge Teixeira, em Porto Velho. A chama da solidariedade que contagiou Porto Velho no primeiro bazar tem que se manter acessa no próximo dia 14 +++ No próximo sábado (7) é feriado nacional (Independência do Brasil). O comércio irá funcionar normalmente, após acordo entre funcionários e membros de sindicatos das diversas categorias +++ Desde o início da semana que as condições climáticas prometem chuvas na cidade, mas ela está chegando a conta-gotas. Muitos trovões, raios, mas água que é bom é mínima e a poeira é uma companheira inseparável da população não importando a classe social.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
