CPMI DO 08/01: E O “GENERAL DO LULA”?

19 de outubro de 2023 120

Vergonha,vergonha,nada menos que vergonha-seria o mínimo a dizer- frente à comunidade internacional,da verdadeira indecência consumada no  parecer da Comissão Parlamentar Mista Inquérito (CPMI),sobre os ataques brutais às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023,relatado pela senadora Eliziane Gomes (PSD-MA),em 17 de outubro de 2023.

“Puxando” a fila do parecer que sugere o indiciamento de 61 pessoas,por 26 crimes variados,junto ao Ministério Público Federal,está o ex-Presidente Jair Bolsonaro,cujo nome ocupa quase “metade” do espaço total do referido relatório-parecer,numa “deferência” jamais vista na história política do país,seguido pelo nome de 9 (nove) generais,inclusive do general Walter S.Braga Netto,ex-ministro da Defesa e da Casa Civil de Bolsonaro,do general Augusto Heleo,ex-GSI ,do general Paulo Sérgio N.de Oliveira,ex-Ministro da Defesa e ex-Comandante do Exército,do almirante Almir Garnier Santos ,ex-Comandante da Marinha,e de outros generais não considerados ex-ocupantes de cargos de 1º Escalão do Governo Bolsonaro. A referida “lista”de 61 nomes é completada  por militares aquém do  generalato,dentre  os quais o mais “perseguido” de todos,Tenente-Coronel Mauro Cid,de policiais da capital federal,delegados,parlamentares (Carla Zambelli),e financiadores diversos.

“Interessante” é observar ainda que TODOS,sem exceção,os 09 (nove) generais ,ou “almirante”,“réus” da CPMI do 08/01,são da RESERVA,não da ATIVA. Será que a causa estaria no fato de politicos só terem respeito com generais da ativa?

O que mais surpreende em todo o relatório da CPMI do 8.1 não é propriamente a nominada dos “culpados”,porém a “falta” que fez o nome “General do Lula”,do general Gonçalves Dias,do “G.Dias”,não as 61 “inclusões”,porém “a exclusão”,provavelmente da autoridade com maior responsabilidade por  todos os acontecimentos,por toda a baderna,um escancarado “facilitador”,o que por si só tem força suficiente  para trazer à tona a farsa de todo o relatório.

Lula e seus capangas lutaram com unhas e dentes CONTRA a instalação da CPMI,que inicialmente era proposição  exclusiva da OPOSIÇÃO (ao Governo Lula),que tinha certeza que os culpados pela baderna eram outros que não os acusados de culpa pelo Governo. Que a culpa seria,enfim do próprio Governo,e seus “prepostos”,que estava escamoteando a realidade.

Mas a verdade pegou Lula e sua “quadrilha” de surpresa. A data da “virada” na posição do Governo Lula em relação à CPMI pode ser “datada”. Foi exatamente em 19 de abril de 2023,desde o momento em que a CNN divulgou um vídeo de dentro do Palacio do Planalto, relativo aos acontecimentos de 8 de janeiro,dando conta que agentes do Governo,inclusive o Ministro do GSI,general Gonçalves Dias,havia “colaborado” com os invasores e depredadores,com todas as gentilezas do “mundo”. A partir desse exato momento Lula e seu bando passou a defender a tal CPMI. Mas ele queria o “controle”da dita comissão. E conseguiu,colocando todos os seus capangas a agir nesse sentido,”comprando”políticos de todas as siglas. Conseguiu a Presidência e a Relatoria da dita comissão,ou seja,passou a ditar as regras. E o resultado aí está.

Mas o parecer da CPMI não erra somente a relação de supostos “criminosos”. Erra também nos dispositivos do Código Penal a que estariam sujeitos. Exceto o crime de “dano ao patrimônio público”,cujos autores poderão ser identificados facilmente,jamais,porém,no “chute”,todos os outros crimes não passam de “invenções”. Jamais poderia ter havido  “tentativa de golpe”,de “abolição violenta do estado de Direito”,”tentativa de depor governo legítimo”,com centenas de pessoas completamente desarmadas,sem  armas de fogo ou mesmo“brancas”,cometendo crime contra o patrimônio público somente com as mãos vazias,com xingamentos, e  com “mordidas”.

Bem a propósito,enquanto na CPMI o ex-Presidente Bolsonaro está sendo considerado o maior culpado de todos pelos atos de vandalismo do 8 de janeiro,e  estava a milhares de quilômetros da Praça dos Três Poderes nesse dia,nos Estados Unidos,o Presidente Lula da Silva estava bem mais próximo,no Estado de São Paulo,nesse mesmo dia !!!

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira