Culpado ou inocente? Pedro Dias irá "esperar pela produção de prova"

3 de novembro de 2017 588

Teve início esta manhã, de sexta-feira, a primeira de 24 sessões do julgamento de 'Piloto', o suspeito de três homicídios em Aguiar da Beira, e pela tentativa de homicídio de outras duas pessoas.

Questionada pelos jornalistas, à chegada ao tribunal, sobre se Pedro Dias se irá declarar culpado ou se manterá a sua posição clamando inocência, Mónica Quintela, a advogada que tem a seu cargo a defesa de 'Piloto', referiu que “irá esperar pelo decurso do julgamento, ver a produção de prova” e então “o Pedro Dias irá dizer o que a defesa entender que é adequado”.

Nesta breve declaração, Mónica Quintela referiu que espera que hoje se comece a “desvendar o que passou naquela fatídica noite”, reportando-se a outubro de 2016, altura em que ocorreram os homicídios.

“Espero também”, acrescentou a advogada, que em sede de julgamento se preste igualmente “tributo e homenagem às vítimas e aos seus familiares e que se faça um julgamento” de acordo com os pressupostos de “um Estado de Direito”.

A causídica garantiu ainda que, quando for inquirido, Pedro Dias “irá falar”, apresentando a sua defesa perante as acusações. "É muito importante que o arguido assista ao julgamento do início ao fim", acrescentou.

Recorde-se que Pedro Dias é acusado da prática de três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada, três crimes de sequestro, crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

O julgamento, que começa hoje, conta com 76 testemunhas por parte da acusação, informou a advogada do arguido.