Cultura estadual perde recursos com aprovação de PEC, federais estão rondando Rondônia, por que não votar eletronicamente em casa?
Eleições – A proposta de mudança no sistema eleitoral pretendida pelo presidente-eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que será empossado no próximo dia 1º é mais que necessária. Bolsonaro defendeu no Congresso Nacional a impressão do voto, mas a proposta foi recusada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com a alegação, que colocaria em risco o sigilo do voto. Balela. Já que o voto é eletrônico e seguro, como alega o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o cidadão deveria votar da sua casa, assim como faz operações bancárias e outras ações eletrônicas. Por que não votar via internet?
Eletrônica – O custo seria bem menor no caso do voto eletrônico e como alegam que o sistema é inviolável, por que as seções eleitorais não são eletrônicas? Hoje os carros estão a cada dia com mais tecnologia, inclusive os de Fórmula 1, que pouco dependem dos pilotos e priorizam a eletrônica. Votar em casa com o título eletrônico seria uma medida racional e econômica. E segura segundo o TSE que não aceita suspeição do processo eleitoral eletrônico utilizado atualmente. A urna eletrônica é brasileira, a tecnologia foi comercializada com empresa americana. Hoje eles fabricam e vendem as urnas para o Brasil, mas o país mais desenvolvido do mundo, ainda, vota com cédulas. E durma-se com um barulho desses...
Federal – A Polícia Federal (PF) realiza hoje (11) megaoperação no Acre devido a desvio de recursos do Fundo Eleitoral nas eleições de outubro último. Entre os presos o vereador Manuel Marcus e a deputada estadual Juliana Rodrigues, ambos do PRB. Marcus se elegeu deputado federal e Juliana foi reeleita para mais um mandato na Assembleia Legislativa. Estão sendo cumpridos 17 mandatos de busca e apreensão por cerca de 100 membros da PF em gabinetes de políticos na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Procon e outros órgãos públicos, além da sede do PRB e uma gráfica. Oito mandados de prisão também fazem parte da operação.
Cultura – O futuro superintendente de Estado da Cultura (Sejucel) será apenas um coadjuvante na estrutura de governo caso um projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Ale), na manhã de hoje (11), tenha aprovação do plenário, na sessão ordinária da tarde. O projeto do governo do Estado concede meia entrada a todos os trabalhadores da Educação (PL nº 10996/18) e a Proposta de Emenda à Constituição altera o percentual ao Fundo Estadual de Cultural de 0,5% para míseros 0,05%. O Fundo existe há um ano e não tem recursos em caixa. É o fim da rosca...
Secretariado – Tendo o 17 como mote, o governador-eleito de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) deverá anunciar a sua equipe de governo na próxima segunda-feira, dia 17, número da sua sigla partidária e do presidente da República-eleito, Jair Bolsonaro. A esperança é que Marcos Rocha consiga compor um grupo de pessoas, que realmente tenha conhecimento das reais necessidades do Estado, na saúde, na educação, no saneamento básico; estradas, agricultura, cultura, esporte, segurança pública. E que também promova uma auditoria geral, para poder informar a população da real situação econômica e social do Estado.
Respigo
Até o Natal a Polícia Federal deverá realizar outras operações na caça aos corruptos pelo país. Há que afirme que em breve a polícia de elite brasileira deverá desencadear uma operação em Rondônia semelhante a que ocorre hoje no Acre +++ Homenagem das mais justas ao compositor, cantor, agitador cultural e jornalista Sílvio Santos (Zé Katraca) na noite do último sábado (8) organizada pela Sejucel, presidida por Antônio Ocampo. A homenagem “Tributo ao Menestrel" foi das mais merecidas e o Calçadão do Manelão de Porto Velho nunca recebeu tanta gente +++ O assunto já foi abordado na coluna, mas devido à relevância vamos bater novamente na mesma tecla. É a situação de um dos malabares que atuam em cruzamentos de Porto Velho, que utiliza terçados (facões) para sua apresentação +++ O ator que utiliza os terçados é o mesmo que fazia malabares com fogo e acabou se queimando. As autoridades vão aguardar que ocorra uma tragédia para tomar as devidas providências?
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
