Delegado da PF faz história como o primeiro brasileiro a assumir o comando da Interpol
247 - O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza, foi escolhido como o novo secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro - e também o mais jovem - a liderar a maior organização policial do mundo. Ele assume o cargo na próxima quinta-feira (7). A eleição ocorreu durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, Reino Unido, onde cerca de 1.000 participantes de aproximadamente 150 países se reuniram, incluindo ministros e chefes de polícia.
Segundo o UOL, a votação para a escolha de Urquiza foi rápida, encerrando-se antes das 7h da manhã no fuso horário brasileiro, após cerca de 30 minutos. Na quarta-feira (6), será realizada uma cerimônia de posse, onde Urquiza, que continuará como delegado da Polícia Federal, se dedicará exclusivamente às suas novas funções na Interpol.
A Assembleia Geral, que conta com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, culminará no dia 7 de novembro com a definição das sedes para as futuras assembleias, previstas para 2026, 2027 e 2029. Segundo informações da Polícia Federal, o evento tem como foco a cooperação internacional e o combate ao crime organizado.
A eleição de Urquiza reflete os esforços do governo brasileiro na luta contra o crime organizado transnacional. "Trata-se da primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que a organização será comandada por um nacional de um país em desenvolvimento", destacou a Polícia Federal em nota.
Natural do Maranhão, Urquiza possui quase 20 anos de experiência na Polícia Federal. Ele é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e possui especialização em Energia, Meio Ambiente e Recursos Naturais pela PUC-SP. Além disso, acumulou experiência internacional por meio de programas da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) e da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, onde se especializou em Justiça Criminal e Ciências Políticas.
Urquiza iniciou sua carreira como analista na Caixa Econômica Federal em 2000 e, após sete anos, ingressou na Polícia Federal, onde rapidamente se destacou. Sua trajetória na Interpol começou em 2015, quando assumiu a liderança da Central Nacional da corporação no Brasil, e em 2021, tornou-se vice-presidente para as Américas, mantendo simultaneamente a função de Líder de Cooperação Legal Internacional na PF.
Fundada em 1923 e sediada em Lyon, na França, a Interpol é uma organização intergovernamental que inclui 196 países-membros, coordenando esforços policiais e troca de informações sobre crimes em nível internacional. Uma de suas principais ferramentas no combate ao crime é a emissão de alertas, sendo o alerta vermelho o mais conhecido, funcionando como um pedido de busca internacional.