Deputado federal poderá disputar prefeitura, possibilidades de dobradinha de mulheres em Ariquemes, mais 16 Estados livres da febre aftosa
Ariquemes – A informação é do jornal “Diário RO”, site e impresso, do jornalista Jocenir Santanna, que conhece bem a política no Vale do Jamari. O deputado federal Thiago Flores, está deixando o Podemos e se filiando ao Republicanos, presidido regionalmente pela ex-deputada federal Mariana Carvalho. O partido tem o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale) Alex Redano, que assumirá o cargo, pela segunda vez, no próximo ano para o biênio 2025/26. Além de Thiago Flores, sua esposa, Daiane Krause também assinou ficha de filiação ao Republicanos. O que se comenta nos bastidores é que Flores, que já foi prefeito da cidade poderá concorrer ao cargo, caso a prefeita, Carla Redano (UB), não concorra à reeleição.
Ariquemes II – Existe a possibilidade de Thiago Flores, que já foi prefeito e, graças a um bom trabalho formatou sua eleição para a Câmara Federal concorrer, caso Carla não opte por buscar um novo mandato. Outra hipótese, que os analistas acreditam seja formatada é Carla lançar sua pré-candidatura à reeleição tendo como vice a esposa de Thiago, Daiane, que é policial civil e tem pretensões políticas visando as eleições deste ano. O ex-vereador Rafael O Fera (Podemos), que foi cassado e está inelegível, também pretende disputar a sucessão municipal, através de liminar até o trânsito e julgado, mas é um risco muito grande.
RRSi – No período de 20 a 25 de maio será realizada em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rack a 11ª Rondônia Rural Show-RRS internacional, que terá como atrações experiências e tecnologias que revolucionaram o campo nos últimos anos com prioridade à agricultura familiar na Amazônia. Uma das metas é incentivar os produtores a utilizarem a tecnologia, que vem revolucionando o campo nos últimos anos. Segundo o governador Marcos Rocha (UB), “Rondônia se destaca na produção e busca de desenvolver responsabilidade ambiental”, e que na região, “a agricultura familiar está presente em mais de 80% das propriedades rurais”. A principal feira-exposição da Região Norte terá, dentre outras atrações, maquinários agrícolas de última geração, sistemas de irrigação automatizados, insumos agrícolas sustentáveis e produtos agroindustriais de alta qualidade, além de palestras e workshops com especialistas renomados.
Carne – A Portaria nº 665 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está valendo desde terça-feira (2), mas, apesar da sua importância, não ocorreu publicidade ampla sobre o fato. A portaria reconhece nacionalmente como “livre de febre aftosa sem vacinação", os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Antes somente Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso tinham o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Carne II – A ampliação de os Estados exportadores de carne bovina, significa que certamente teremos queda na exportação de carne bovina em Rondônia, o que não é nada bom para a economia regional e ao agronegócio. Se até terça-feira (20) somente cinco Estados e partes de mais dois eram exportadores da carne bovina sem vacinação da febre aftosa, agora serão mais 16, ou seja, somente cinco estão impedidos de comercializar carne bovina internacionalmente. Isso trará um abalo muito forte na economia de Rondônia, hoje o quinto maior exportador do Brasil. Rondônia tem o maior rebanho bovino das áreas brasileiras reconhecidas internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação com um plantel superior a 16 milhões de cabeças.
Respigo
Quem não leu, deve ler o livro (biografia) do empresário Assis Gurgacz e da esposa Nair que reporta a luta de um casal simples, humilde, humano, um exemplo de vida, principalmente para a nova geração. Com o título “O homem infinito” é uma aula de luta vitoriosa do Sr. Assis e da Dona Nair, que tem muito a ver com o desbravamento de Rondônia +++ Uma frase que está circulando nas redes sociais sobre os vereadores que estarão buscando a reeleição nas eleições de outubro próximo. “Vereador que busca a reeleição não precisa prometer nada, apenas mostrar o que fez!” +++ Lembramos aos políticos que na quinta-feira (5), pouco mais de 48 horas, terminará o prazo para que candidatos (prefeito, vice, vereador) se filiem a um partido político. Sexta-feira (6) a data limite para os vereadores que desejarem mudar de partido +++ É a “Janela Partidária” que possibilita a troca da sigla partidária sem que o vereador fique sem o mandato por infidelidade partidária. O mandato pertence ao partido e não ao detentor do cargo eleitoral.