Deputado Laerte preocupado com precariedade da BR 429, as chances de PSDB, DEM e PSD caminharem juntos em 2022, PSB e Podemos também ajustam a parceria
BR 429 – É precária a situação do piso da BR 429, rodovia federal em Rondônia, que liga os municípios de Presidente Médici a Costa Marques, na fronteira com a Bolívia. Recentemente o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), denunciou a situação da tribuna do parlamento estadual. “Gostaria de mandar um recado para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que gosta muito de fazer vídeos. Que ele venha gravar um vídeo aqui e conferir pessoalmente a vergonha que é esta BR federal. Tenho certeza que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) não tem conhecimento das condições dessa rodovia, porque se soubesse, já teria mandado arrumar. Tome providências, e digo o mesmo para a bancada federal de Rondônia, onde estão vocês, acordem, isso é uma vergonha”, disse.
Articulando – Os militantes ativos dos bastidores da política em Rondônia estranham o “desaparecimento” do ex-senador Expedito Júnior do noticiário regional. Júnior é uma das principais lideranças políticas de Rondônia, mesmo sem mandato há anos devido a sua facilidade em transitar junto ao eleitor e às lideranças políticas da capital e interior. Mas há quem afirme que Júnior vem trabalhando junto na formação de uma ampla aliança envolvendo o seu partido, o PSDB, que ele presidiu durante anos no Estado, o DEM, que tem como presidente o senador Marcos Rogério, e o PSD, presidido pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto.
Articulando II – Expedito Júnior sempre é reconhecido como um excelente articulador político. Não é senador, porque errou politicamente nas duas eleições gerais anteriores, quando concorreu ao governo e deveria ter optado pelo Senado. As informações mais recentes, são que Júnior é candidato a única vaga das três ao Senado, que hoje é ocupada pelo presidente do diretório do PDT no Estado, Acir Gurgacz. Uma parceria tendo Expedito concorrendo ao Senado, Marcos Rogério ao governo do Estado e o prefeito-reeleito de Porto Velho, o tucano Hildon Chaves à Câmara Federal não estaria descartada e, caso seja consolidada, difícil de ser batida.
PSB/Podemos – Outro grupo forte em fase de ampla e profunda formatação é a possibilidade de união entre o Podemos e do PSB, presidido no Estado pelos deputados federais Léo Moraes e Mauro Nazif, respectivamente. Léo tem intenção de concorrer ao governo do Estado e o vice seria o ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, do PSB. Mauro deve concorrer à reeleição, pois tem amplo trânsito no funcionalismo federal de Rondônia, mas teve problemas de saúde recentemente. As negociações, a cada dia mais adiantadas seriam a dobradinha Léo e Jesualdo com Nazif a federal. Também não estaria descartada a candidatura de Jesualdo ao Senado, cargo que ele disputou em 2018 e somou mais de (195 mil votos), mas o vice da parceria precisa –e deve– ser uma liderança do interior. Como estamos a cerca de 18 meses das eleições, as negociações continuam.
Solidariedade – A ação de vacinação realizada pela Prefeitura de Porto Velho, contra o coronavírus, que ocorre na Faculdade Uniron e no Centro Universitário São Lucas Campus II tem uma campanha paralela de arrecadação de alimentos. É solicitado que cada pessoa que for vacinada (com comorbidade a partir dos 50 anos) leve um quilo –ou mais– de alimento não perecível como doação. Os alimentos doados serão reunidos em cestas básicas, com coordenação da primeira-dama do município, Ieda Chaves que serão distribuídas posteriormente, para famílias carentes da capital. Hoje estão sendo vacinadas pessoas na Fimca nos horários das 9h às 13h para quem recebeu a 1ª dose de 9/04 até 15/4, e das 13h às 16h as pessoas que receberam a 1ª dose no período de 16/04 a 21/04.
Respigo
As especulações sobre quem assumirá o cargo de Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Júnior Gonçalves continuam. O titular teve determinação da Justiça para que fosse afastado por 180 dias, porque foi denunciado na Operação Propagare realizada pelo Ministério Público (MP) estadual, Polícia Federal (PF) e Polícia Civil (PC) na última sexta-feira (14) no Estado +++ Esperava-se uma atitude mais enérgica do governador Marcos Rocha (Sem Partido), porque o denunciado ocupa o cargo mais importante no Estado, depois do governador. Se manifestar dizendo que cada um deve cuidar do seu CPF é muito pouco para quem tem assessor de ponta acusado de atos ilegais envolvendo o seu governo +++ Queira o governador ou não, respinga sobre ele a ação policial da última semana comandada pelo MP. No mínimo esperava-se o afastamento do denunciado, mas também das demais pessoas de confiança dele, porque como o governador disse, cada um “tem que cuidar do seu CPF”.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
