Deputados reativam CPI da Energisa, parlamentar defende voto avulso para eleições deste ano, equilíbrio nas eleições em Ji-Paraná
CPI – Com o fim do recesso parlamentar, passagem do Carnaval a área política vai tomando forma. Na próxima terça-feira (3) a Assembleia Legislativa (Ale) retoma as atividades e a CPI da Energisa, criada para apurar denúncias de irregularidades que a empresa de energia elétrica estariam cometendo contra os usuários, que são os denunciantes terá a sua primeira reunião este ano com uma ampla programação até a quinta-feira (5).
Visitas – Membros da CPI liderados pelo presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes) e o relator, Jair Montes (PTC-PVH) estarão visitando nos próximos dias 3, 4 e 5 o Tribunal de Justiça (TJ), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o governo do Estado (Casa Civil). No contato com o governo do Estado, os membros da CPI estão reivindicando a presença do titular do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o suplente de deputado estadual Aziz Rahal, do PSL. É que são muitas as reclamações e denúncias de otimização do relógio-contador de energia elétrica.
Avulso – Estamos insistindo nas últimas colunas sobre a possibilidade de candidatura avulsa, sem a necessidade de filiação ao partido político, porque ela poderá ser liberada para as eleições deste ano. E tem respaldo político. A deputada federal Janaína Pascoal (PSJ-SP) disse que “existe hoje um cartel no sistema político partidário que impede o exercício amplo do poder de voto, pois as agremiações se unem e criam regras para se perpetuarem no poder, asfixiando indivíduos ou grupos que tentem estabelecer ideias independentes”. Janaína entende que o princípio constitucional da separação de poderes não impede que o STF decida quanto à constitucionalidade ou não da possibilidade de candidaturas avulsas.
Abuso – Hoje por volta das 9h o comando da 15ª Brigada, localizada em área central de Porto Velho fechou o trânsito na rua Duque de Caxias, uma das mais movimentadas da cidade, para realizar solenidade. Engarrafamentos, pequenos acidentes e muita paciência foram a tônica no local. Se a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) conseguiu amenizar o difícil tráfego no centro da capital, a 15ª Brigada veio para complicar. Por que não solicitar agentes de trânsito para organizar o local, orientar motoristas, motociclistas? Ou mesmo colocar soldados para coordenar o fluxo de veículos? É o fim da rosca...
Ji-Paraná – A pré-candidatura do ex-secretário na administração do ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), de Ji-Paraná, Ari Saraiva equilibra a sucessão de Marcito Pinto (PDT), nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Marcito é pré-candidato à reeleição. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB) é outro nome de ponta, assim como Isaú Fonseca, do MDB. A busca dos votos para comandar o município a partir de 2021 promete ser difícil. E não se pode descartar pré-candidatos como o médico João Durval, do PP e o deputado estadual Jhony Paixão, do PRB.
Respigo
Na próxima semana a Escola do Legislativo, braço educacional da Ale na capacitação de servidores e da comunidade em geral deverá abrir inscrições as dezenas de cursos da grade do mês de março próximo. Como sempre ocorre nessas ocasiões, a sede da escola, que funciona nas antigas instalações da Ale, na rua Major Amarante, 3390, na capital estará com enorme movimentação +++ A prioridade das vagas é dos servidores da Ale e dos demais órgãos públicos federal, estadual e municipal. Mesmo assim, segundo o diretor geral da escola, Fábio Ribeiro “não deixamos de atender a comunidade, por determinação do presidente da Ale, Laerte Gomes (PSDB-Ji/Paraná), que incentiva a capacitação das pessoas que lutam por melhores empregos”, argumenta +++ Os cursos da escola são gratuitos e o aluno, no ato da matrícula é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g. O total arrecadado é entregue às inúmeras instituições beneficentes, que atendem crianças acima de um ano e idosos +++ Oportuna e interessante a enquete do Rondônia Dinâmica oferecendo ao leitor a possibilidade de votar no vereador de Porto Velho, que mais trabalha em favor do município e, consequentemente da comunidade. Como estamos em ano eleitoral, onde em outubro o povo vai às urnas escolher os vereadores é uma ótima oportunidade para se saber quem está de bem com a população.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
